Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Morre Aretha Franklin aos 76 anos

A rainha do soul lutava contra o câncer desde 2010

Repórter Brasil

No AR em 16/08/2018 - 20:30

Vencedora de mais de 20 prêmios Grammy, Aretha Franklin foi a primeira mulher a fazer parte do Rock and Roll Hall of Fame, primeira mulher negra a aparecer na capa da revista Times, considerada a maior cantora de todos os tempos pelas revistas Rolling Stone e Mojo. Em 2005, ela recebeu a medalha presidencial da liberdade, maior condecoração civil dos Estados Unidos. A rainha esbanja conquistas, mas mais do que títulos, Aretha Franklin deu profundidade, alma e coração à musica soul norte-americana e inspirou outras mulheres a soltarem a voz.

Nascida em Memphis, em 1942, Aretha foi criada em Detroit, antiga metrópole dos carros. Filha de um reverendo, começou a cantar aos 10 anos na igreja do pai e gravou o primeiro disco gospel aos 14 anos. Aos 18 anos, assinou com a gravadora Columbia Records. Vista como uma nova Billie Holiday, pelo produtor John Raymond, passou por estilos como o jazz e o blues, nos primeiros anos de carreira.

O primeiro sucesso pop de Aretha, "I never loved a man the way I love you", veio no décimo álbum lançado pela Atlantic Records. No mesmo disco, a cantora emplacou o primeiro lugar com a música "Respect", que ao ser soletrada pela cantora foi transformada em trilha dos direitos civis e do feminismo. Próxima de Martin Luther King, ela cantou no funeral do ativista em 1968. A música da artista teve um papel central na luta contra o racismo.

Em 2009 cantou na posse do primeiro presidente negro norte-americano, Barack Obama. Ela gravou mais de 40 álbums em estúdio, em mais de 60 anos de carreira. Além de cantar, também tocava piano e criava arranjos que elevavam as músicas a outro patamar.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 16/08/2018 - 20:30

Últimas

O que vem por aí