Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Saída dos soldados dos EUA do Afeganistão completa um ano

Repórter Brasil

No AR em 31/08/2022 - 19:00

Na madrugada do dia 31 de agosto de 2021 o céu de Cabul, capital do Afeganistão, foi tomado por fogos de artifício. Eram os talibãs comemorando a saída dos últimos soldados americanos do país após o grupo extremista retomar o poder. Os Estados Unidos invadiram a Afeganistão em 2001, pouco depois dos atentados de onze de setembro. Na época os americanos faziam uma caça ao Osama Bin Laden, mentor do atentado e havia suspeitas de que ele estivesse no Afeganistão protegido pelos talibãs que governavam o país e foram expulsos pelos americanos. Bin Laden acabou morto no Paquistão.

Ao longo dos 20 anos de guerra 240 mil afegãos e 2,5 mil militares norte-americanos morreram no Afeganistão, e foram gastos U$ 2 trilhões.

A retirada das tropas americanas foi uma promessa de campanha do presidente  dos Estados Unidos, Joe Biden, mas o plano não funcionou como o esperado. Imagens divulgadas em agosto de 2021 chocaram o mundo. Elas mostravam o desespero dos moradores de Cabul tentando fugir do país por causa da saída dos americanos e a volta do grupo extremista.

Os talibãs retomaram o poder em um país totalmente imerso e uma grave crise econômica, política e social. Hoje o grupo extremista comemorou nas ruas a saída há um ano das forças americanas do Afeganistão.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 31/08/2022 - 21:05

Últimas

O que vem por aí