Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Conflito no Oriente Médio: Brasil busca solução para ajuda humanitária

Repórter Brasil

No AR em 19/10/2023 - 19:00

Após os Estados Unidos terem vetado a proposta do Brasil no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, ainda tenta articular uma solução para garantir a ajuda humanitária dos palestinos na Faixa de Gaza e retirar os brasileiros que ainda estão na região do conflito entre Israel e Hamas.

O veto dos Estados Unidos à proposta do Brasil no Conselho de Segurança ainda tem sido tema de debate. O porta-voz do Departamento de Estado Americano, Mattew Miller, defendeu nesta quinta-feira (19) a decisão dos Estados Unidos de não aprovar a resolução brasileira, que pedia o cessar fogo e a imediata ajuda à população civil de Gaza. Ele ainda disse que o governo americano tem tentado uma solução para a criar um corredor humanitário por meio do Egito, mas teme que essa medida possa, de alguma forma, fortalecer o Hamas.

Pelas redes sociais, o presidente americano também se manifestou. Joe Biden disse que fará um pronunciamento esta noite e que o mundo está em um ponto de inflexão global, que é maior do que partidos ou política.  
 
Uma próxima reunião do Conselho de Segurança está marcada para a próxima terça-feira (24), em Nova York. Em pauta, de acordo com nota do Itamaraty, está um debate aberto de alto nível dedicado à situação do Oriente Médio, inclusive a questão palestina.
 
Antes da reunião da cúpula, no entanto, o chanceler brasileiro, Mauro Vieira, vai ao Egito neste sábado (21). O país africano tem enfrentado pressão para que civis que estão na região de conflito cruze a fronteira. A chegada do ministro ao Cairo está marcada para amanhã (20), representando o Brasil, por determinação do presidente Lula.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 19/10/2023 - 20:15

Últimas

O que vem por aí