Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Governo de SP vai afastar PMs denunciado por morte na Operação Escudo

Repórter Brasil

No AR em 20/12/2023 - 19:00

Policiais militares denunciados pela morte de um homem durante a Operação Escudo, no litoral paulista, serão afastados das atividades. Eles são réus em um processo de adulteração de cena de crime para forjar uma situação de confronto. 

O Ministério Público de SP investiga ainda 25 casos envolvendo ações policiais na Baixada Santista. A força tarefa da polícia aconteceu entre o fim de julho e o início de setembro, após a morte do PM Patrick Reis. Em 40 dias, 28 pessoas foram morta pela polícia, supostamente em situações de confronto. 

Série

A Operação Escudo foi um dos temas da série de reportagens Violência Policial no Brasil, exibida pela TV Brasil na última semana. A reportagem mostrou que a ação recebeu fortes críticas de entidades de direitos humanos, que também apontaram falhas na apuração das mortes como dispensa de perícia em muitos casos. 

Para rever todas as reportagens da série basta clicar aqui

O outro lado

Em nota, a Secretaria da Segurança Pública afirma que o caso está sendo apurado pela Polícia Civil e pelo Ministério Público. Acrescentou que a existência da denúncia não desqualifica a operação, que prendeu 976 suspeitos e apreendeu quase uma tonelada de drogas. 

Também em nota, a Ouvidoria da Polícia Militar informou que o fato vai ao encontro das denúncias feitas por familiares, moradores, ativistas e entidades defensoras de direitos humanos com atuação em toda baixada santista. 

A TV Brasil entrou em contato com a Defensoria Pública de São Paulo, responsável pela defesa dos policiais, mas não obtivemos resposta. 
 

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 20/12/2023 - 21:00

Últimas

O que vem por aí