Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Neuroblastoma: pacientes esperam incorporação do Qarziba ao SUS

Repórter Brasil

No AR em 18/03/2024 - 19:00

O neuroblastoma é o terceiro tipo de câncer infantil mais recorrente. O tratamento para este tipo de câncer varia de acordo com a gravidade. Alguns medicamentos aumentam as chances de recuperação, se usados em fases específicas do processo.

Uma dessas medicações é o Qarziba, que custa cerca de R$ 2 milhões e ainda não foi incorporado ao Sistema Único de Saúde (SUS). As famílias que precisam do remédio têm que recorrer à Justiça, em um processo complexo e demorado. Um tempo que põe em risco a vida das crianças doentes. 

O Qarziba já foi usado em mais de mil pacientes em 18 países. Segundo o fabricante, ele melhora a sobrevida, a probabilidade de cura e reduz o risco da doença voltar. Em nota, o Ministério da Saúde informou que em 17 de janeiro deste ano o fabricante do Qarziba fez o pedido para a incorporação do medicamento ao SUS. O proce de avaliação envolve gravidade dos casos, características da doença, potencial do medicamento de transformar a qualidade de vida dos pacientes e custos. Tudo isso pode levar de seis a nove meses para ter um desfecho. 

Leia mais 

Laboratório submete remédio para neuroblastoma à aprovação do SUS
 

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 18/03/2024 - 20:40

Últimas

O que vem por aí