Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

TRE-PR retoma julgamento contra Moro e relator vota contra cassação

Repórter Brasil

No AR em 01/04/2024 - 19:00

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná retomou nesta segunda-feira (1) o julgamento de duas ações que pedem a cassação do senador Sérgio Moro. O primeiro voto, do juiz relator, foi contra a cassação.

Depois de mais de 2 horas e 15 de leitura, o relator do caso, desembargador eleitoral Luciano Carrasco Falavinha Souza, votou contra a cassação do senador Sérgio Moro (União Brasil-PR). Após o voto do relator, o desembargador José Rodrigo Sade pediu vista do processo. O julgamento deve ser retomado nesta quarta-feira (3).

Nesse processo, PT e PL, partidos que hoje são governo e oposição no Congresso, acusam Moro de abuso de poder econômico em eventos de pré-campanha das eleições de 2022. Segundo os partidos, em 2021 Moro era pré-candidato à presidência pelo Podemos e chegou a realizar eventos e a gastar cerca de R$ 2 milhões de recursos partidários para essa campanha. Os partidos alegam que houve desvantagem ilícita em relação aos demais candidatos.  

Em seu voto, o relator entendeu que não houve abuso de poder econômico por parte de Moro. Segundo ele, esse período de pré-campanha não trouxe maior visibilidade para o nome do senador, porque ele já seria muito conhecido, inclusive pela atuação na operação lava-jato. 

Mais cedo, o parecer do ministério público entendeu o contrário: que houve sim benefício pessoal de Moro com os gastos realizados. Além do relator, mais seis magistrados vão votar. A expectativa é que o julgamento termine na semana que vem. Depois, ainda cabe recurso ao Tribunal Superior Eleitoral. 

Sérgio moro acompanhou a sessão desta segunda-feira do gabinete dele do Senado e saiu no fim da tarde, sem falar com a imprensa.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 01/04/2024 - 21:20

Últimas

O que vem por aí