Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Rodrigo Gava fala sobre "As Aventuras do Pequeno Colombo"

Cineasta comenta lançamento do filme que chega esta semana ao circuito


Estreia da semana no circuito de cinema, a premiada animação nacional "As Aventuras do Pequeno Colombo" é o mote da entrevista que o diretor Rodrigo Gava concede a Natália Lage no programa Revista do Cinema Brasileiro deste sábado (8), às 23h, na TV Brasil.

No bate-papo com a apresentadora, o cineasta destaca o filme que recebeu os prêmios de Melhor Direção e Melhor Trilha Sonora no CinePE. "A gente estava terminando de produzir 'Turma da Mônica' quando um roteirista trouxe a ideia dessa história", recorda.

O desenho "As Aventuras do Pequeno Colombo" é o último trabalho do ator José Wilker nas telonas, dessa vez como dublador. "O personagem do Wilker era secundário. Foi muito rápido e fácil. Praticamente não precisava dirigir pois ele já sabia de tudo", lembra Rodrigo.

A animação apresenta a história do jovem navegador Cristóvão Colombo, o Cris. Ao lado dos amigos Leonardo Da Vinci, o Leo, e Mona Lisa, a Lisa, ele embarca em um navio negreiro rumo a uma ilha onde existe um tesouro que pode salvar seu pai da falência.

A jornada do trio envolve uma série de perigos: escapar de terríveis piratas, decifrar os mistérios das águas e enfrentar Nautilus, o terrível monstro marinho. A aventura também proporciona aos protagonistas encontros comoventes. No percurso, os heróis mirins cruzam com o Conde de Saint-Germain, papel de José Wilker, e com a sereia Mabe, dublada pela atriz Isabelle Drummond.

Rodrigo Gava também fala sobre sua trajetória no mundo da animação. Ele conta como iniciou sua carreira e ressalta a importância de iniciativas como o Anima Mundi para incentivar o desenvolvimento de novos talentos.

O diretor também explica seus novos projetos de séries, longas-metragens e até ações voltadas para a área de jogos. "A animação sempre foi uma paixão. Os games também. Era algo que sempre quis fazer, mas não tive oportunidade. Hoje tenho essa chance", afirma Gava.

Lucia Murat retrata violência no drama "Praça Paris"

Essa edição inédita do programa Revista do Cinema Brasileiro visita o set do filme "Praça Paris", da diretora Lucia Murat, que aborda a violência na cidade e contra a mulher. Protagonizado pela atriz e dramaturga Grace Passo, o drama conta com o estreante Digão Ribeiro no elenco e uma equipe formada por técnicos brasileiros, argentinos e portugueses.

Para a experiente cineasta, o longa discute a questão da violência de uma forma íntima. "Esse filme trabalha basicamente com a internalização da violência: como ela fica dentro das pessoas que sofreram violência e como ela passa de geração para geração", explica Lucia Mural.

"Fiz esse roteiro com o Raphael Montes que é um jovem escritor de mistérios e suspense. Acho que ficou bem interessante o rumo que a história caminha", completa a diretora sobre a parceria com o autor que apresenta o programa Trilha de Letras, sobre literatura, às quintas, às 21h30, na TV Brasil.

O diretor Ale Paschoalini fala sobre o filme "Asco", um drama experimental que conquistou as mostras de cinema experimentais nos EUA. Até que ponto o cinema independente pode ou deve experimentar?

O longa responde a essa pergunta com uma trama sem diálogos, cheia de imagens surrealistas em preto e braco, além de um protagonista sem nome. "É um filme super contemplativo. Tem apenas quatro diálogos e um monólogo no meio. É bem sonoro. A trilha é bastante importante", conta o cineasta.

O Revista do Cinema Brasileiro desta semana aborda ainda a série de animação "Godofredo", de Eva Furnari, considerada uma das principais escritoras do país e premiada com o Jabuti. A produção narra a história de um ogro curioso que encontra um interruptor na floresta.

O diretor Eduardo Souza Lima fez uma pesquisa inédita e descobriu que na verdade quem trouxe o futebol para o Brasil foi o "Seu Danau", história que ele conta na produção "Bola Pra Seu Danau". No quadro memória, Natália Lage resgata o filme "Pelé Eterno", de Aníbal Massaini Neto, que narra a história oficial do Rei do Futebol.

Para encerrar, o programa da TV Brasil repercute o documentário "Um Filme Para Michal". A diretora Violeta Martinez destaca seu encontro com Michal Bogdanowicz, traçando o percurso de vida desse personagem como o desenho de uma montanha, segundo a própria diretora.

Serviço
Revista do Cinema Brasileiro – Rodrigo Gava – sábado (8), às 23h, na TV Brasil

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 06/07/2017 - 15:00 e atualizado em 06/07/2017 - 15:00

Últimas

O que vem por aí