Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Catas Altas até Santa Bárbara, conheça o Circuito do Ouro

Rotas da Liberdade

No AR em 09/10/2022 - 18:30

No episódio desta semana, o programa Rotas da Liberdade te leva a mais dois destinos do Circuito do Ouro, região central de Minas Gerais. Você viaja para cidades que nasceram com a passagem dos bandeirantes em busco do metal precioso.

O apresentador, Samuel Guimarães, chega em Catas Altas, uma cidadezinha mineira das mais charmosas - e que muita gente ainda não conhece.

A 120km de Belo Horizonte, Catas Altas tem uma paisagem natural que faz a gente perder o fôlego. Trata-se da Serra do Caraça e seu entorno de parques preservados por lei.

Catas Altas até Santa Bárbara, conheça um pouco do Circuito do Ouro
Catas Altas até Santa Bárbara, conheça um pouco do Circuito do Ouro - Samuel Guimarães/Rede Minas

“Começamos esse passeio pela praça da Matriz de Nossa Senhora da Conceição, a praça principal da cidade. Ao pé da Serra do Caraça, uma bela paisagem de montanhas. O turista pode visitar o quintal de pés de jabuticaba da família do jovem Caio Ayres, que há alguns anos vem trabalhando com seu pai para manter a qualidade do vinho feito no quintal da casa, herança da saudosa avó, Dona Gercina”, resume Samuel.

Entre as várias coisas para se fazer em Catas Altas, vale a pena conhecer o Bicame de Pedras, uma muralha construída por escravizados por volta de 1792, usada para levar água das montanhas até os vilarejos onde se lavava o ouro que iria embora do Brasil.

De Catas Altas, Samuel chega em Santa Bárbara, a cidade do ex-presidente Afonso Penna. “Santa barbara é uma cidade histórica que preservou casarões por toda parte… é uma cidade bonita e andar pelas suas ruas é bem agradável”, conta o apresentador.

As origens de Santa Bárbara remontam ao período da exploração do ouro em Minas Gerais, lá no início do século XVIII.  Na Vila de Brumal, um dos distritos da cidade, a gente parece estar num paraíso. Brumal guarda essa história do ciclo do ouro, mas hoje o artesanato é que anda fazendo a fama desse lugarzinho. Uma turma de mulheres da comunidade se uniu e hoje trabalha fazendo arte e artesanato - e vivem disso com orgulho, como conta no episódio a líder das Tecelãs de Brumal.

Por fim, já que Santa Bárbara também é conhecida como a cidade do mel, o “Rotas da Liberdade” vai mostrar o processo usado para produzir e engarrafar o verdadeiro mel de abelhas. 

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 04/10/2022 - 13:10

Últimas

O que vem por aí