Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Sem Censura recebe a cineasta Laís Bodanzky

A diretora fala da carreira e sobre o futuro do Cinema

Sem Censura

No AR em 20/03/2023 - 21:00

Sem Censura recebe a cineasta Laís Bodanzky para um bate-papo sobre cinema. A diretora fala sobre a carreira, o estilo de fazer cinema e do futuro da arte cinematográfica frente aos novos meios de consumo e plataformas de streaming. Ela comenta ainda sobre o legado de sua atuação como presidente da Spcine e da diversidade de gênero e raça dentro do mercado audiovisual.

Laís Bodanzky nasceu na cidade de São Paulo, em 1969, filha da professora de História da Arte, Lena Coelho, e do cineasta, Jorge Bodanzky. Teve aulas de atuação com o diretor teatral Antunes Filho e se formou em Cinema pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP). Estreou na direção com "Cartão Vermelho", curta-metragem selecionado para o New York Film Festival, em 1995. Em 1999, realizou o documentário "Cine Mambembe – O Cinema Descobre o Brasil".

Em 2001, ganhou reconhecimento internacional com "Bicho de Sete Cabeças", o primeiro longa-metragem da diretora que aborda a questão das drogas, problemas familiares e dos abusos em hospitais psiquiátricos, baseado no livro autobiográfico de Austregésilo Carrano Bueno e estrelado por Rodrigo Santoro.

Em 2007, dirigiu "Chega de Saudade" e, em 2010, realizou o longa "As Melhores Coisas do Mundo", obra que estreou no Festival de Cinema de Roma e ganhou o Prêmio APCA de melhor filme do ano. Em 2017, "Como Nossos Pais" teve sua première no Festival de Cinema de Berlim e recebeu vários prêmios em festivais no Brasil e no exterior. Seu longa-metragem mais recente, "A Viagem de Pedro", lançado em 2022, apresenta um olhar intimista sobre a vida de Dom Pedro I.

A cineasta assina ainda a produção dos longas de animação "Uma História de Amor e Fúria", de Luis Bolognesi e "Perlimps", de Alê Abreu. Na televisão, realizou trabalhos documentais importantes como "A Guerra dos Paulistas", "Lutas.doc" e "Mulheres Olímpicas".

Em 2019, Bodanzky foi convidada para fazer parte da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos EUA, e ganhou o direito de votar nos filmes do Oscar. No mesmo ano, assumiu a presidência da Spcine, empresa da prefeitura de São Paulo responsável por todo o setor audiovisual da cidade, onde ficou até 2021.

Nesta edição, participam como debatedores convidados Juliano Dip, jornalista da Band, e Flavia Guerra, jornalista, documentarista, curadora e crítica de cinema. 

Com linguagem clara e ritmo ágil, o programa explora as perguntas dos debatedores e respostas do convidado, além de um bate-papo descontraído. A apresentação do programa é da jornalista Marina Machado. A atração é transmitida em rede sempre às segundas-feiras, às 21h.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Tags:  Laís Bodanzky

Criado em 17/03/2023 - 15:15

Últimas

O que vem por aí