Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Sem Censura recebe a artista e ativista Daiara Tukano

Educadora fala sobre o atual momento da arte de origem indígena

Sem Censura

No AR em 24/04/2023 - 21:00

No Abril Indígena, um mês dedicado a ações e discussões mais profundas sobre os direitos dos povos originários do Brasil, o Sem Censura recebe a artista e ativista Daiara Tukano. A ativista fala sobre o atual momento da arte de origem indígena e sua relação com a história, espiritualidade e tradição dos povos originários.

A artista tem suas obras e intervenções expostas em diversos espaços culturais no Brasil e no exterior, como o MASP em São Paulo, e a Galeria Paradise Row em Londres. Em 2021, Daiara foi vencedora do Prêmio Pipa Online 2021 – o mais relevante prêmio brasileiro de artes visuais. Daiara é autora do maior mural feito por artista indígena no mundo: o “Selva Mãe do Rio Menino”, uma empena de mais de 1000 metros quadrados no Edifício Levy, em Belo Horizonte.

Graduada em Artes Visuais e Mestre em direitos humanos pela Universidade de Brasília – UnB, Daiara também pesquisa o direito à memória e à verdade dos povos indígenas. Nascida em São Paulo, em 1982, Daiara Hori Figueroa Sampaio é do povo indígena mais conhecido como Tukano, do Alto do Rio Negro, na Amazônia. A artista participou do projeto da primeira Web-Rádio indígena do Brasil, a Rádio Yandê. Ela defende políticas culturais para os povos indígenas por meio da sua arte que tem como fundamento as tradições e espiritualidade de seu povo.

Participam desta edição como debatedores convidados, Helder Kambeba, jornalista e podcaster, e Kelly Guajajara, ativista e comunicadora da Mídia Indígena.

O Sem Censura tem a apresentação de Marina Machado. Vai ao ar às segundas-feiras, às 21h, com transmissão para todo o país em TV aberta por intermédio das emissoras afiliadas à Rede Nacional de Comunicação Pública – TV, gerida pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), e por outras plataformas, como Facebook, Twitter e Youtube. 

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 20/04/2023 - 16:25

Últimas

O que vem por aí