Digite sua busca e aperte enter

Senha Verde

Últimas


No ar em: 23/11/2014

Mobilização para cuidar do planeta


Publicado em: 29/05/2012

Senha Verde

Sobre o programa

TV Brasil lança série em parceria com o Goethe-institut, para estimular a consciência ecológica em crianças

Outras quatro tevês latinoamericanas participam do
projeto. A TV Brasil produziu três dos 13 episódios da série

A TV Brasil e o Goethe-Institut lançaram no dia 4 de junho, no Rio de Janeiro, a série Senha Verde. Produzida por cinco canais lationoamericanos de televisão – o Paka Paka, da Argentina, o Señal Colombe, da Colômbia, o Tevé Ciudad, do Uruguai, o Vale TV, da Venezuela, além da TV Brasil – a série divulga histórias de crianças que têm atitudes responsáveis como forma de preservar o ambiente e contribuir para um mundo melhor.

 

 

O lançamento foi realizado no auditório do Museu Histórico Nacional, na Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, durante a programação do Green Nation Fest, evento que acontece de 31 de maio a 7 de junho e usa cinema, educação, esporte, moda e muita interatividade para falar de meio ambiente e sustentabilidade. Participaram do lançamento o diretor de Produção da TV Brasil, Rogério Brandão, o coordenador da Programação Cultural do Goethe Institut no Rio de Janeiro, Arndt Roskens e o organizador do Green Nation Fest, Marcos Didonet. As crianças cujas experiências são retratadas nos episódios brasileiros da série também estiveram presentes, bem como cerca de 150 estudantes de escolas da rede pública da cidade do Rio de Janeiro – Escola Municipal Mario Piragibe, Ciep Antônio Candeia Filho e Escola Municipal Benevenuta Ribeiro. Todos assistiram, em primeira mão, episódios da série.

Além da exibição dos três episódios produzidos pela TV Brasil, os participantes também assistiram um curta documentário que cada um dos canais educativos que participam da iniciativa. O evento também contou com uma apresentação do Coral Maluquinho, formado por crianças e que integra o programa da grade infantil da TV Brasil, ABZ do Ziraldo, criado para estimular o hábito da leitura entre as crianças.

Senha Verde é resultado de uma iniciativa que objetiva consolidar uma rede formada por canais públicos que realizam projetos audiovisuais para a infância, incentivando produções locais e fomentando o intercâmbio entre esses países. Destinada a crianças com idade entre 8 e 12 anos, é composta de 13 microprogramas com duração de quatro minutos. Cada canal produziu até três episódios que destacam problemas ecológicos que mobilizam as crianças e as soluções que elas encontraram para melhorar o planeta.

 

 

Os episódios produzidos pela TV Brasil são: Aderley apresenta Caranguejo tem que crescer; Bruno apresenta Sons da mata; e Arthur apresenta Sabendo usar não vai faltar.

A dinâmica de trabalho. A partir da iniciativa do Goethe-Institut Buenos Aires e de sua coordenação, a metodologia que envolveu a concepção e realização da série incluiu momentos de encontro e formação entre os produtores. Com a parceria dos canais e com a participação de reconhecidos profissionais internacionais (especialistas em mídia, infância e ecologia) desenvolveu-se o formato da série e seu plano de trabalho.

Cada canal assumiu a responsabilidade de produção das eco-histórias a partir dos seus respectivos países. O Goethe-Institut criou mecanismos para garantir um diálogo fluido e um intercâmbio permanente entre todos os envolvidos. Coube à instituição, ainda, as funções específicas de tradução, dublagem e transcodificação. 

 

O que vem por aí