Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

TV Brasil apresenta espetáculo do Festival Amazonas de Ópera

Produção ganha janela nacional em parceria com a TV Encontro das Águas

Para celebrar a adesão da TV Encontro das Águas, do Amazonas, que entra no ar a partir desta sexta (20), à rede pública de televisão liderada pela TV Brasil, a emissora pública exibe em rede nacional, às 22h, a ópera "Maria Stuarda", gravada com exclusividade na XXII edição do Festival Amazonas de Ópera (FAO).

Inspirado na ópera de Gaetano Donizetti e na peça de Friedrich Schiller, o espetáculo narra a rivalidade entre as primas Mary, rainha da Escócia, e Elizabeth, rainha da Inglaterra. A trama da obra acompanha a história Mary que é obrigada a se refugiar na Inglaterra e acaba se tornando prisioneira de Elizabeth.

Com quase três horas de duração, a performance marca a estreia brasileira da edição crítica da produção, representada pelo Coral do Amazonas e Amazonas Filarmônica, sob regência do maestro Marcelo de Jesus. A obra parte de uma trilogia – Elisabetta al Castello di Kenilworth, Maria Stuarda e Roberto Devereux – que tem Elizabeth I como personagem principal.

A apresentação foi gravada no Teatro Amazonas, em Manaus, durante o XXII Festival Amazonas de Ópera realizado entre e maio deste ano. Nesta edição, o evento celebrou o centenário de nascimento de Claudio Santoro (1919-1989), importante compositor e maestro amazonense.

Trama do musical

O drama enfrentado por Maria Stuarda se passa na Inglaterra de 1587. Presa a mando de Elizabeth (Tatiana Carlos), Maria (Cristina Giannelli) conta com a ajuda de Roberto (Paulo Mandarino), conde de Leicester, para tentar se salvar. Elizabeth é apaixonada por Roberto, que,  por sua vez, ama Maria, o que aumenta a rivalidade entre as duas monarcas.

Na esperança de ver a amada em liberdade, Roberto convence Maria a pedir perdão a Elizabeth. No encontro entre as rainhas – que nunca aconteceu na história real – Maria chega a se humilhar ao implorar o perdão de Elizabeth.

Frente à hostilidade da regente, Maria a chama de filha impura de (Ana) Bolena e meretriz indigna, despertando a ira de Elizabeth, que declara a sua sentença de morte.

Para ambientar a batalha entre as rainhas, toda a cênica se passa sobre um enorme tabuleiro de xadrez, onde, assim como no jogo, cada movimento gera uma consequência.

O elenco conta ainda com a soprano Dhijana Nobre, que vive Anna Kennedy, dama de companhia e amiga de Maria; o barítono Fred Oliveira, como o Lord Cecil, que aconselha a rainha a executar sua prima; e o baixo Pepes do Valle, como conde Talbot, um dos que esperam que Elizabeth perdoe Maria.

A ópera "Maria Stuarda" foi apresentada pela Amazonas Filarmônica, Coral do Amazonas e Núcleo de Teatro do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro, com direção musical e regência do maestro Marcelo de Jesus.

Serviço
XXII Festival Amazonas de Ópera – "Maria Stuarda" – sexta-feira, dia 20/9, às 22h, na TV Brasil

Da Gerência de Comunicação Institucional
Empresa Brasil de Comunicação - EBC
Contato: (21) 2117-6471 / (21) 2117-6239

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 18/09/2019 - 16:45 e atualizado em 18/09/2019 - 16:45

Últimas

O que vem por aí