Ver TV

Próximo episódio

  • Centenário do Samba

    Ver TV debate o espaço do samba na televisão no ano em que este completa 100 anos.

    Da esq.: Osvaldinho da Cuíca, Thaís Matarazzo e Moisés da Rocha conversam sobre o espaço reservado ao samba na TV brasileira.
    Primeiro samba de sucesso a ser gravado, Pelo telefone completa cem anos. E a televisão brasileira chega aos 66. São décadas de uma convivência cheia de altos e baixos.

    O samba na TV é tema do Ver TV desta semana, que recebe a jornalista e escritora Thaís Matarazzo, autora do livro A música popular brasileira no rádio paulista, 1928-1960; o sambista, ritmista, passista, cantor e compositor Osvaldinho da Cuíca; o radialista Moisés da Rocha, apresentador do programa O samba pede passagem, da Rádio USP, de São Paulo.

    Para Matarazzo, “(as emissoras de televisão) aproveitam a efeméride e depois a coisa cai no esquecimento novamente, tudo tem que ser muito midiático.”

    A cantora e compositora Leci Brandão foi a primeira mulher a fazer parte da ala dos compositores da escola de samba Mangueira, no Rio de Janeiro. É comentarista de desfiles das escolas de samba em transmissões de televisão. Leci comenta a situação do samba nos dias de hoje e o espaço dele na mídia.

    O samba nos canais abertos e fechados da TV é uma preocupação da dupla de compositores Os Prettos, formada pelos irmãos Magnú Souza e Maurilio de Oliveira.

    A cantora e pesquisadora Bruna Prado observa a questão relacionada de gênero. O samba seria machista?

    O Ver TV foi à praça Miguel Delerba, em frente ao terminal de ônibus da Lapa, em São Paulo, para ouvir as pessoas sobre a relação delas com o samba. E lá encontrou os atores e músicos da Companhia dos Invasores, que apresenta naquele local o teatro de rua.

    Apresentador / Editor-Chefe: Lalo Leal
    Produtor Executivo: Vitor Chambon
    Apoio à Produção: Patrícia Lima
    Jornalista: Renato Fanti
    Editora de Imagens: Mariana Velozo

     

     

Base: 
Domingo às 23h00
Quinta às 02h30

O Ver TV traz, toda semana, múltiplos olhares sobre conteúdos apresentados na televisão e também em outras mídias. Convidados discutem a programação da TV de modo multidisciplinar, analisando seus aspectos jornalístico, econômico, social, psicológico, de entretenimento, entre outros. O programa oferece diferentes pontos de vista para um mesmo tema. A discussão é complementada por vídeos, depoimentos de especialistas e opiniões dos cidadãos.

Apresentado pelo sociólogo e jornalista Lalo Leal, pesquisador na área de políticas da Comunicação e professor da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), o Ver TV acompanha as tendências, novas abordagens e discute as funções de uma TV de qualidade. 

O Ver TV vai ar todo domingo, 23h00, com reprises nas madrugadas de quarta para quinta, 02h30.

 

Descrição: 
Lalo Leal discute funções, programação, avanços tecnológicos e questões éticas de uma TV de qualidade, comprometida com a cidadania.

Episódios anteriores

Páginas