Ver TV

Próximo episódio

  • Youtubers: produtores de conteúdo e celebridades

    Ver TV debate o crescimento de canais no YouTube e o surgimento das celebridades on-line.

    "Para meus pais, meus avós, quando o William Bonner falava no Jornal Nacional, aquilo era uma verdade, era incontestável. E para essas gerações novas, aquelas pessoas que são os ídolos de quem assiste, o que eles falam também é muito verdade”, argumenta a pesquisadora Bruna Motta.
    A publicação de vídeos no site YouTube está entre as mais populares formas de comunicação na Internet. A cada dia, novos personagens surgem nas telas e alguns formam um vasto público em curto espaço de tempo.

    Ver TV conversa com o youtuber PC Siqueira, do canal Mas Poxa Vida, com a pesquisadora de Comunicação Social Bruna Motta, e com Felipe Alfieri, da rede de canais (do YouTube) Snack.
    Para Alfieri, o sucesso do YouTube “é a questão do 'on demand', de você fazer a sua programação (…) Você não precisa ter o horário para assistir ao programa de TV, está tudo lá, é uma biblioteca.”

    Os temas dos canais de YouTube são muitos. Gabi Oliveira está à frente do canal Depretas, sobre cultura negra. Ela conta como tem sido a repercussão de seu trabalho. A aproximação entre culturas também é pauta de vários canais de YouTube. O canal Amigo Gringo é dirigido e apresentado pelo jornalista americano Seth Kugel, colunista do jornal New York Times. Dos EUA, Kugel dá detalhes de seu canal e conta suas motivações.

    Apresentador / Editor-Chefe: Lalo Leal
    Produtor Executivo: Vitor Chambon
    Apoio à Produção: Patrícia Lima
    Jornalista: Renato Fanti
    Editora de Imagens: Mariana Velozo

     

Base: 
Domingo às 23h00
Quinta às 02h30

O Ver TV traz, toda semana, múltiplos olhares sobre conteúdos apresentados na televisão e também em outras mídias. Convidados discutem a programação da TV de modo multidisciplinar, analisando seus aspectos jornalístico, econômico, social, psicológico, de entretenimento, entre outros. O programa oferece diferentes pontos de vista para um mesmo tema. A discussão é complementada por vídeos, depoimentos de especialistas e opiniões dos cidadãos.

Apresentado pelo sociólogo e jornalista Lalo Leal, pesquisador na área de políticas da Comunicação e professor da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), o Ver TV acompanha as tendências, novas abordagens e discute as funções de uma TV de qualidade. 

O Ver TV vai ar todo domingo, 23h00, com reprises nas madrugadas de quarta para quinta, 02h30.

 

Descrição: 
Lalo Leal discute funções, programação, avanços tecnológicos e questões éticas de uma TV de qualidade, comprometida com a cidadania.

Episódios anteriores

Páginas