Ver TV

Próximo episódio

  • O papel educativo da TV

    Como fazer da TV um instrumento de comunicação voltado para o bem comum?


    Como todo meio de comunicação, a televisão pode transmitir bons ou maus ensinamentos. O alcance da TV potencializa a ação educativa e pode superar a força da escola e da família. O Ver TV desta semana reúne especialistas nas áreas de TV, radiodifusão e pedagogia, para um debate sobre o peso do conteúdo educativo na televisão brasileira.

    Diretor-geral do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia, responsável pela gestão da TV Educativa e da Rádio Educadora, José Araripe Junior afirma que “as emissoras abertas não estão executando o papel público de educar as pessoas. Fica para as educativas, que são frágeis em sua estrutura, este papel”

    Para a diretora-geral da TV Escola, emissora vinculada ao Ministério da Educação, Mônica Gardelli Franco, “As pessoas acham que educativo tem que ter o caráter escolar. (…) E ele pode ser mais significativo se não tiver.”

    “A Constituição Brasileira diz claramente no artigo 221 que a programação e a produção da televisão tem que ter uma finalidade, ou ela deve dar preferência a uma finalidade educativa, cultural, artística e informativa”, explica o advogado André de Godoy Fernandes, autor da tese Televisão no Brasil: a Constituição Federal de 1988 e o controle da programação televisiva.

    O Ver TV também traz entrevistas com a educadora e filósofa Viviane Mosé e com Alexandra Bujokas, professora de midia-educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

    Apresentador / Editor-Chefe: Apresentador / Editor-Chefe: Lalo Leal
    Produtor Executivo: Vitor Chambon
    Apoio à Produção: Patrícia Lima
    Jornalista: Renato Fanti
    Editora de Imagens: Mariana Velozo
     

     

Base: 
Sexta às 20h00
Quarta às 01h00

O Ver TV traz, toda semana, múltiplos olhares sobre conteúdos apresentados na televisão e também em outras mídias. Convidados discutem a programação da TV de modo multidisciplinar, analisando seus aspectos jornalístico, econômico, social, psicológico, de entretenimento, entre outros. O programa oferece diferentes pontos de vista para um mesmo tema. A discussão é complementada por vídeos, depoimentos de especialistas e opiniões dos cidadãos.

Apresentado pelo sociólogo e jornalista Lalo Leal, pesquisador na área de políticas da Comunicação e professor da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), o Ver TV acompanha as tendências, novas abordagens e discute as funções de uma TV de qualidade. 

O Vert TV vai ar toda sexta, 20h, com reprises às quartas, 0h30.

 

Descrição: 
Lalo Leal discute funções, programação, avanços tecnológicos e questões éticas de uma TV de qualidade, comprometida com a cidadania.

Episódios anteriores

Páginas

Programas