Ver TV

Próximo episódio

  • Ver TV debate programas de TV sobre animais

    Animais têm cada vez mais espaço nos programas de TV

    Os animais, principalmente cachorros, viraram personagens de diversos programas de televis√£o. Den√ļncias de maus-tratos, c√£es que salvam crian√ßas, a rela√ß√£o de amizade entre o animal de estima√ß√£o e seus tutores s√£o temas recorrentes de reportagens.

    Participam do programa Eduardo Sallouti, produtor de cinema e de séries de TV,  entre as quais Missão Pet, exibida pelo National Geographic, Silvana Andrade, diretora de jornalismo da Agência de Notícias dos Direitos dos Animais (ANDA), e o psicanalista e escritor Rafael Daud.

    No programa Miss√£o Pet, o¬†especialista em comportamento animal Alexandre Rossi, conhecido como Dr. Pet,¬† cuida de bichos com problemas de comportamento. ‚ÄúNo fundo, quem a gente tem que tratar s√£o as pessoas,‚ÄĚ opina Sallouti.

    Para Silvana Andrade, o destaque para animais em programas como Domingo Espetacular, exibido pela TV Record, com reportagens de mais de 20 minutos sobre animais de estima√ß√£o, √© um sintoma de que a ‚Äúsociedade est√° avan√ßando moralmente em rela√ß√£o aos direitos dos animais, come√ßando por aqueles que est√£o mais pr√≥ximos, como cachorros e gatos.‚ÄĚ

    Daud analisa a tend√™ncia de se humanizar os animais, atribuindo-lhes h√°bitos e comportamentos t√≠picos dos humanos: ‚ÄúIsso n√£o √© um processo natural. As pessoas vestem cachorros com roupas, d√£o comida cada vez mais sofisticadas. A pergunta que se coloca: como se fez esse deslocamento (humano para o animal)? Transformou-se¬† os animais que eram de uso dom√©stico em animais de estima√ß√£o, o que ainda √© uma rela√ß√£o de sujeito para objeto, e passou-se para a humaniza√ß√£o, que √© a fase que estamos vivendo.‚ÄĚ

     

    Apresentação e edição: Lalo Leal
    Produção: Aline Penna, Vitor Chambon e Patrícia Lima
    Roteiro: Marcus Vinicius Fraga
    Direção: Pola Galé

     

Base: 
Sexta às 20h00
Quarta às 00h30

O Ver TV traz, toda semana, m√ļltiplos olhares sobre conte√ļdos apresentados na televis√£o e tamb√©m em outras m√≠dias. Convidados discutem a programa√ß√£o da TV de modo multidisciplinar, analisando seus aspectos jornal√≠stico, econ√īmico, social, psicol√≥gico, de entretenimento, entre outros. O programa oferece diferentes pontos de vista para um mesmo tema. A discuss√£o √© complementada por v√≠deos, depoimentos de especialistas e opini√Ķes dos cidad√£os.

Apresentado pelo soci√≥logo e jornalista Lalo Leal, pesquisador na √°rea de pol√≠ticas da Comunica√ß√£o e professor da Escola de Comunica√ß√Ķes e Artes da Universidade de S√£o Paulo (ECA-USP), o Ver TV acompanha as tend√™ncias, novas abordagens e discute as fun√ß√Ķes de uma TV de qualidade.¬†

O Vert TV vai ar toda sexta, 20h, com reprises às quartas, 0h30.

 

Descri√ß√£o: 
Lalo Leal discute fun√ß√Ķes, programa√ß√£o, avan√ßos tecnol√≥gicos e quest√Ķes √©ticas de uma TV de qualidade, comprometida com a cidadania.

Episódios anteriores

P√°ginas

Programas