Ver TV

Próximo episódio

  • Telejornalismo Infantil

    A televisão brasileira conta com poucas produções jornalísticas voltadas ao público infantojuvenil.

    Muita gente ainda se lembra do antigo Globinho, criado e apresentado na Rede Globo por Paula Saldanha – a mais importante experiência já feita em televisão aberta no país. O Ver TV debate esse vazio histórico e experiências internacionais bem sucedidas.

    Participam do programa o pedagogo e publicitário Leopoldo Nogueira e Silva, doutorando em educação e infância pela Universidade Federal de Santa Catarina. Para ele, “é muito importante que um telejornal para crianças falasse coisas que interessassem às crianças, do universo infantil, das suas brincadeiras e dos seus interesses como um todo”, defende.

    Já a psicóloga especialista em psicanálise infantil Ana Olmos critica a postura das redes de televisão, que normalmente não experimentam novos formatos, terminando por fazer sempre mais do mesmo.

    O Ver TV recebe Maurício Valim, diretor do Cartãozinho Verde, programa esportivo da TV Cultura para o público infantil. Ele aponta que o modelo de financiamento das televisões, marcado pela venda de espaços publicitários, pode ser o causador da falta de experimentação e programas para o público infantil.

    O programa ouve Paula Saldanha, criadora do programa Globinho, da TV Globo, e Maria Inês Delorme, professora da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), autora do livro Domingo é dia de felicidade: as crianças e as notícias.

     


     

Base: 
Sexta às 20h00
Quarta às 00h30

O Ver TV traz, toda semana, múltiplos olhares sobre conteúdos apresentados na televisão e também em outras mídias. Convidados discutem a programação da TV de modo multidisciplinar, analisando seus aspectos jornalístico, econômico, social, psicológico, de entretenimento, entre outros. O programa oferece diferentes pontos de vista para um mesmo tema. A discussão é complementada por vídeos, depoimentos de especialistas e opiniões dos cidadãos.

Apresentado pelo sociólogo e jornalista Lalo Leal, pesquisador na área de políticas da Comunicação e professor da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), o Ver TV acompanha as tendências, novas abordagens e discute as funções de uma TV de qualidade. 

O Vert TV vai ar toda sexta, 20h, com reprises às quartas, 0h30.

 

Descrição: 
Lalo Leal discute funções, programação, avanços tecnológicos e questões éticas de uma TV de qualidade, comprometida com a cidadania.

Episódios anteriores

Páginas

Programas