Ver TV

Próximo episódio

  • Ver TV celebra dez anos!

    Ver TV completa uma década e debate o que mudou na televisão brasileira nos últimos dez anos.


    Há dez anos, o Ver TV ia ao ar pela primeira vez. A partir daquele momento, a televisão brasileira passava a ser discutida pela própria televisão, fato inédito até então. Nestes dez anos, o programa acompanhou o dia a dia da TV com um olhar crítico sobre o papel social que este desempenha.

    O programa desta semana reúne três dos primeiros convidados do Ver TV, que conversam sobre o que mudou na TV brasileira em dez anos.

    Para a psicanalista Ana Olmos, pesquisadora do departamento de psicologia clínica da Universidade de São Paulo, “a televisão pode, sim, trabalhar com processos que estimulem a capacidade de pensar, que estimulem a crítica. A questão é o uso do veículo. Se ele está na mão de emissoras comerciais pra quem o lucro é tudo, sem absolutamente nenhum compromisso com a sociedade, quer dizer, uma emissora que acha que educação e televisão, uma coisa não tem nada a ver com a outra”.

    O advogado Orlando Fantazzini questiona: “qual é o efetivo papel da televisão na sociedade brasileira?”

    Professora de comunicação da Unversidade de Brasília, Tânia Montoro defende que “ainda não temos uma crítica de televisão que não seja mercadológica; faz falta isso no Brasil.”

    A professora Ivete Roldão, da PUC de Campinas (SP) – que participou de várias edições, no estúdio do programa –, usa o Ver TV em sala de aula.

    Um dos mais respeitados analistas de televisão do país, Mauricio Stycer assina colunas na Folha de São Paulo e no Portal UOL. Ele participou de várias edições do Ver TV e discorre sobre a trajetória do programa.

    Apresentador / Editor-Chefe: Lalo Leal
    Produtor Executivo: Vitor Chambon
    Apoio à Produção: Patrícia Lima
    Jornalista: Renato Fanti
    Editora de Imagens: Mariana Velozo

     

Base: 
Domingo às 23h00
Quinta às 02h30

O Ver TV traz, toda semana, múltiplos olhares sobre conteúdos apresentados na televisão e também em outras mídias. Convidados discutem a programação da TV de modo multidisciplinar, analisando seus aspectos jornalístico, econômico, social, psicológico, de entretenimento, entre outros. O programa oferece diferentes pontos de vista para um mesmo tema. A discussão é complementada por vídeos, depoimentos de especialistas e opiniões dos cidadãos.

Apresentado pelo sociólogo e jornalista Lalo Leal, pesquisador na área de políticas da Comunicação e professor da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), o Ver TV acompanha as tendências, novas abordagens e discute as funções de uma TV de qualidade. 

O Ver TV vai ar todo domingo, 23h00, com reprises nas madrugadas de quarta para quinta, 02h30.

 

Descrição: 
Lalo Leal discute funções, programação, avanços tecnológicos e questões éticas de uma TV de qualidade, comprometida com a cidadania.

Episódios anteriores

Páginas