Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Brasileiros de coração

Programa traz histórias de imigrantes vindos dos mais inusitados

Almanaque Brasil

No AR em 30/03/2012 - 23:00

PGM 35 Papo Cabeça Olivier Anquier 2

As raízes são indígenas, africanas e portuguesas. Os galhos desta árvore gigantesca chamada Brasil são de todos os cantos do planeta! Seria impossível em um só programa dar conta de todos eles, mas o Almanaque Brasil de sexta-feira (30), às 20h, reuniu vários exemplos significativos: holandeses no interior de São Paulo, ucranianos no Paraná, judeus na Amazônia, ciganos na Paraíba, poloneses em Curitiba, alemães em Santa Catarina.

Entre as histórias de estrangeiros que foram chegando e ficando por aqui, um delicioso Papo-Cabeça com o apresentador e chef Olivier Anquier. Ele desembarcou em terras brasileiras aos 20 anos. Segundo ele, o que mais o impactou em sua chegada foi o brasileiro e sua maneira de enxergar a vida.

Naná Vasconcelos, o percussionista autodidata que se tornou um de nossos maiores instrumentistas, é o convidado do Cantos do Brasil. Ele fala de sua carreira, que começou tocando bongôs e maracas para as pessoas dançarem, e do desejo de ser solista, alcançado com a ajuda de seu precioso berimbau. Naná fala também do lindo projeto "Língua Mãe", que envolveu crianças de países que falam (e cantam) a língua portuguesa.

O Ilustre Brasileiro é o argentino mais baiano do mundo: Hector Julio Paride Bernabó, mais conhecido como Carybé, que celebrou com seu traço inconfundível toda a beleza e a riqueza cultural da Bahia.

Lembra do Menudo? Se você tem mais de 30, certamente que sim! O grupo foi uma verdadeira febre no Brasil dos anos 1980. Se você é novo demais para lembrar, não tem

PGM 35 Cantos do Brasil Nana Vasconcelos 2

problema, Almanaque Brasil tirou do É do Baú memórias fresquinhas, com coreografia e tudo!

No Como É que se Faz?, você vai conhecer as técnicas do restauro de edifícios históricos no Recife. E para animar o domingão, a Ciência Doméstica por trás do churrasco. E no Você Sabia?, os detalhes de uma amizade bem inusitada entre revolucionários de esquerda e um embaixador suíço, em pleno regime militar.

Almanaquias completa a diversão com seus desafios e curiosidades, que vão desde a essência brasileira usada no perfume mais francês de todos os tempos, até as funções da enigmática dussineca! Impagável!

Apresentação: Luciana Melo e Robson Nunes

Horário: 20h

Reapresentação: Terça, à 1h30




Criado em 31/03/2012 - 00:00 e atualizado em 31/03/2012 - 00:00

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí