Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Nos tempos da Chanchada

O cinema carnavalesco com jeitinho brasileiro, a cantoria de André

Almanaque Brasil

No AR em 06/01/2012 - 23:00

Almanaque Brasil - André Abujamra

No Almanaque Brasil de sexta (6), às 20h, Luciana Mello e Robson Nunes comandam um programa que é coisa de cinema. E quem dá a liga nesse bolo são as Chanchadas! Divertidíssimas e apaixonantes, elas foram sucesso absoluto nas salas do Brasil! Quem não se lembra das histórias, das músicas e desse mundo carnavalesco e fantástico? Sem falar dos rostos inesquecíveis que retrataram uma geração. José Lewgoy, Eva Todor, Anselmo Duarte, a dupla Oscarito e Grande Otelo e muitos, muitos outros... Imperdível!

No Papo-Cabeça, um artista que dialoga com a rua. Alexandre Órion mistura grafite, fotografias e joga sua arte no coração da cidade. Ele vai falar sobre o processo criativo e as principais intervenções, como "Ossário", em que removeu a fuligem de túneis paulistanos e criou nas paredes uma catacumba de formas assustadoras.

André Abujamra nunca para de surpreender. Suas composições incríveis e performances inusitadas já fizeram a cabeça de muita gente no Brasil e no mundo. No Cantos do Brasil, ele fala sobre suas viagens, suas bandas, bastante ecléticas - uma delas chegou a ter um cachorro na formação - e suas maiores inspirações. Isso, além de dar aquela palhinha que todo mundo adora!

Urucum seco, chá mate, espinafre, alfafa. Os corantes naturais são utilizados há milhares e milhares de anos. Com o avanço das cores sintéticas, eles foram caindo em desuso, mas ainda assim, estão por aí e dão pano pra manga em uma Ciência Domestica bem interessante!

Quem acompanha o Almanaque já conhece o Ilustre Brasileiro Mestre Vitalino. Mas você sabia que ele fez escola e muitos artesãos até hoje fazem peças lindas inspiradas no seu estilo? Pois fomos até lá pra eles mostrarem Como É Que Se Faz.

Ele uniu os sonhos de liberdade e progresso, e ficou conhecido como o Marechal da Paz. Cândido Rondon, o Ilustre Brasileiro da rodada, desbravou terras, abriu caminhos, estabeleceu relações pacíficas com diversos povos indígenas e é considerado até hoje um dos grandes humanistas brasileiros.

Sabe quem saiu de dentro do nosso baú das memórias? O bonde! E ele foi o estopim para o pessoal das ruas falar sobre suas maiores lembranças de uma época que deixou saudades.

Você também vai fazer um passeio pela capital brasileira da mentira, a cidade de Nova Bréscia, no Rio Grande do Sul. Só pra ter uma idéia, eles sediam até um festival de lorotas! Dá pra acreditar?

E pra colocar uma cobertura nesse bolo, tem as muitas peripécias do Almanaquias, o especialista em cultura verde e amarela, que aplica uma verdadeira sabatina de brasilidade nas ruas.

Apresentação: Luciana Mello e Robson Nunes

Horário: 20h

 

 




Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 07/01/2012 - 02:00 e atualizado em 07/01/2012 - 02:00

Últimas

O que vem por aí