Os convidados do debate sobre o novo Código Florestal do programa Brasilianas. Org desta segunda-feira ( 4), às 22h, são o deputado federal Aldo Rebelo (PC do B-SP), relator do projeto na Câmara; e Helton Damin, da Embrapa Floresta. Aprovado na Câmara e pivô de muita polêmica entre agricultores, pesquisadores e ambientalistas, o novo Código Florestal Brasileiro (CFB) precisa ainda ser votado no Senado.
Entre alguns dos pontos da proposta que têm provocado grandes discussões, também dentro e fora do governo, são as APPs - Áreas de Preservação Permanente (beiras de rios, encostas e topo de morro). O novo projeto propõe que as APPs passem a variar de 5 a 600 metros, frente aos 30 ou 500 metros atuais. Além disso, defensores da proposta afirmam que o país mantém mais de 90% de seus agricultores na ilegalidade. Com a aprovação do novo CFB, ele poderiam cultivar na legalidade, e ainda serem anistiados, até que o governo regulamente as APPs e as reservas legais.
Já os críticos reforçam que o projeto contribuiria ainda mais para o desmatamento, ao diminuir as áreas permanentes. Pesquisadores explicam que o principal impacto do Código de Aldo Rebelo será a redução das matas ciliares, sendo este o maior fator das inundações que ocorreram em Alagoas, Pernambuco e Rio de Janeiro recentemente. O deputado, no entanto, argumenta que, caso se amplie a metragem, ou se considere como ponto de referência a área alagada, toda propriedade rural será inviabilizada, já que agricultura sempre se desenvolve na beira de rios - principalmente as pequenas plantações.
O Brasilianas.org da próxima segunda-feira (04), às 22 h, irá discutir quais os principais efeitos que o novo CFB, caso aprovado, poderá ter. Participam do debate o deputado federal Aldo Rebelo, relator do novo projeto; e Helton Damin, chefe da Embrapa Florestas. As reportagens ainda contam com participação do Greenpeace e do pesquisador Jean-Paul Metzger, da USP. Brasilianas.org é apresentado pelo jornalista Luis Nassif.
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.