Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Crime Organizado

Programa debate papel e anatomia das organizações criminosas no

Brasilianas.org

No AR em 24/04/2012 - 01:00

O Brasilianas.org desta semana irá debater o crime organizado. O programa vai discutir o funcionamento das organizações criminosas, suas estruturas em países como a Itália, Colômbia e Rússia, bem como a atuação de tais organizações no Brasil. Tanto no tráfico de entorpecentes e de armas, quanto sua infiltração no poder público e também seu braço midiático.


Segundo o FBI, o crime organizado é definido como qualquer grupo que possua uma estrutura formalizada, semelhante a de uma empresa, que tem como finalidade o lucro através de atividades ilegais. Para o Pennsylvania Crime Commision, órgão de combate à criminalidade do estado norte-americano da Pensilvânia, uma das principais características das organizações criminosas é seu relacionamento e influência nas instituições do Estado. Ainda segundo o FBI, o crime organizado tem um lucro anual de 1 trilhão de dólares.


No exterior, os exemplos clássicos do crime organizado são as máfias italianas, como a Cosa Nostra, da Sicília, e a Camorra, de Nápoles; os cartéis colombianos de drogas e a máfia russa. No Brasil, é possível citar o Primeiro Comando da Capital, o Comando Vermelho, as mílicias formadas por policiais e ex-policiais, e também as máfias do colarinho branco, como é o caso do grupo do bicheiro Carlinhos Cachoeira.


Diversos órgãos são especializados no combate ao crime organizado no Brasil, como a Diretoria de Combate ao Crime Organizado (DCOR), da Polícia Federal; o Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (GAECO), do Ministério Público do Estado de São Paulo; o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF), do Ministério da Fazenda, que investiga operações de lavagem de dinheiro; entre outros.




Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 19/04/2012 - 12:48 e atualizado em 29/05/2012 - 16:27

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí