Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Programa discute o Custo Brasil

Debate traz representantes de entidades como Abimaq, IEDI e MB

Brasilianas.org

No AR em 30/08/2011 - 01:00

Nesta segunda-feira (29), às 22h, ao vivo, o programa vai discutir o Custo Brasil. O jornalista Luis Nassif e seus convidados falam sobre o significado do Custo Brasil, em que ele contribui para a desindustrialização estrutural e qual sua relação com o câmbio e a política tarifária. Além disso, a carteirização da economia e os problemas de infraestrutura também entram na pauta do programa.

O preço do produto brasileiro é, em média, 36,27% mais caro do que aqueles fabricados nos Estados Unidos e na Alemanha. E, apesar do câmbio valorizado não ser considerado diretamente como um dos componentes do "Custo Brasil", a apreciação ajuda a reduzir ainda mais a produção brasileira. A constatação está em estudo realizado em 2010 pela Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), que mediu o Custo Brasil nos últimos 20 anos.

Entre os fatores que contribuem para o aumento dos preços dos produtos nacionais, destacam-se os impostos não recuperáveis na cadeia produtiva, os encargos sociais e trabalhistas, os gastos com logística, a burocracia e custos de regulamentação e custos de energia.

Além de Luis Nassif, participam do debate do Brasilianas.org, o diretor da Abimaq, Mario Bernardini, e representantes do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (IEDI) e da MB Associados.




Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 29/08/2011 - 12:08 e atualizado em 29/08/2011 - 12:08

Últimas

O que vem por aí