Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Reforma no futebol

O escândalo de corrupção na Fifa, envolvendo ex-dirigentes da CBF,

Brasilianas.org

No AR em 08/06/2015 - 23:00

Sede da CBF, no Rio De Janeiro. Foto: Fernando Frazão / Agência Brasil.
Para responder a esta pergunta e discutir regulações necessárias ao esporte, que é a paixão nacional, Luis Nassif recebe o professor do curso Gestão, Marketing e Direito no Esporte (FGV/FIFA/CIES), Pedro Trengrouse, o goleiro do Palmeiras e representante do movimento Bom Senso F.C., Fernando Prass, e o diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Direito Desportivo, Gustavo Delbin.

Há pouco mais de uma semana, o FBI prendeu, na Suíça, sete dirigentes da Fifa, incluindo três brasileiros, envolvidos em extorsão, fraude e conspiração para lavagem de dinheiro. Os representantes regionais da federação cobravam propinas de empresas de marketing para garantir os direitos de transmissão e patrocínio dos torneios mais importantes. O inquérito, que seguirá sua execução os próximos meses, envolve 14 réus que movimentaram, ilegalmente, mais de 150 milhões de dólares.

Um dos pivôs da investigação é o jornalista brasileiro e dono da empresa de marketing esportivo Traffic, José Hawilla, que fez um acordo de delação com o FBI para evitar a prisão imediata. O debate do programa Brasilianas.org não pretende voltar a discussão apenas para os mecanismos de pagamento de propinas, mas estender o assunto para um velho problema no futebol brasileiro, explorado pelo grupo Bom Senso F.C.: a reforma no calendário anual de jogos e torneios no país, para trazer viabilidade econômica aos times e campeonatos estaduais.

A mudança, defende o Bom Senso F.C, trará mais dinamismo com o aumento de possibilidades para os clubes avançarem nas Séries. Mas, até hoje, a CBF se negou a mudar o tradicional calendário. Agora, com a credibilidade dessa instituição posta em xeque no escândalo investigado pelo FBI, será que grupos organizados conseguirão avançar no diálogo sobre as mudanças necessárias no futebol brasileiro, com mais apoio popular?

 




Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 08/06/2015 - 16:51 e atualizado em 11/04/2016 - 14:16

Últimas

O que vem por aí