Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Sistema de cotas raciais

Ingresso facilitado de negros nas universidades divide opiniões

Brasilianas.org

No AR em 08/05/2012 - 01:00

O Brasilianas.org de segunda (7) discute as cotas raciais. O tema, que já foi abordado durante a primeira temporada do programa, em 2010, volta à pauta depois do Supremo Tribunal Federal (STF) votar, no último dia 26 de abril, a favor do sistema de cotas raciais para ingresso de alunos negros na Universidade de Brasília (UnB), em decorrência de uma ação do Democratas (DEM) contra o sistema de reserva de vagas.

O STF considerou constitucional as cotas, mas o debate envolvendo especialistas e sociedade civil foi novamente aquecido nas redes sociais na Internet. Entre os argumentos favoráveis às cotas está a necessidade de haver, no país, um sistema que repare os danos e os abusos causados pela escravidão. Já os críticos defendem um sistema que não leve em conta apenas a questão da cor da pele, mas que amplie o benefício para um inclusão social, considerando principalmente a renda. Um terceiro grupo, mais radical, argumenta que nenhum mecanismo facilitador deve ser utilizado, fazendo valer o mérito e o “esforço” individual de cada pessoa para ingressar na universidade. O debate é complexo e abrange diversos fatores e visões de muitas áreas, como pedagogia, sociologia, antropologia e história.

Contudo, a necessidade de políticas afirmativas, o déficit que o Brasil tem com os negros e o racismo disfarçado são uma realidade que deve ser considerada na discussão. O sistema de cotas nas universidades teve início em 2003 no país, mas ainda não se chegou num consenso sobre seus efeitos. Afinal, trata-se de um modelo de inclusão que acaba reforçando ainda mais a discriminação? Ou representa uma ferramenta específica para resolver a herança histórica com a população negra, uma vez que programas de transferência de renda, como o Bolsa Família, e de inclusão na universidade, como o ProUni, já dão conta da inclusão social mais ampla? Estes e outros assuntos estarão no Brasilianas.org.




Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 03/05/2012 - 14:21 e atualizado em 09/05/2012 - 00:44

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí