Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

As Histórias que Não Terminam

Cine Nacional

No AR em 30/08/2021 - 22:30

Este documentário registra a viagem de uma contadora de histórias profissional por pequenas cidades do interior de Minas Gerais. Natural da capital paulista, Paula põe o pé na estrada a fim de contar histórias aos locais e enriquecer seu próprio repertório.

“As Histórias que não Terminam” traça conexões entre a realidade dos moradores e o universo das lendas populares. Em um lado está a contadora de histórias que se profissionalizou por meio dos livros e de uma educação formal. No outro, há a comunidade que vivencia as histórias orais de modo natural, decorrente do hábito.

O contato entre a Paula e as comunidades revela o papel dos relatos orais na cultura brasileira. O filme retrata o Brasil contemporâneo, seus paradoxos e a desequilibrada relação capital-interior. O milenar ofício do contador de histórias ganha peso com a riqueza cultural gerada pelo contraste dessas realidades e as transformações dos espaços ao longo do tempo.

Documentário "As Histórias que Não Terminam" destaca importância da tradição oral na cultura brasileira
Documentário "As Histórias que Não Terminam" destaca importância da tradição oral na cultura brasileira - Divulgação/TV Brasil

75 min. Ano: 2016. País: Brasil. Gênero: documentário. Direção: Paulo Murilo Fonseca.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 29/01/2021 - 12:35

Últimas

O que vem por aí