Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Moscou

Eduardo Coutinho filma Grupo Galpão encenando Anton Tchekcov

Cine Nacional

No AR em 15/12/2015 - 02:29

O famoso grupo de teatro topou o desafio do cineastaSegunda-feira, 14 de dezembro de 2015 (madrugada de segunda para terça-feira), à 0h30

Em Belo Horizonte, o Grupo Galpão e o diretor de teatro Enrique Diaz se dispuseram a enfrentar o desafio de montar, em três semanas, a peça “As três irmãs”, de Anton Tchekcov.

O filme é composto de fragmentos dos workshops, improvisações e ensaios de uma peça que não teve e nem terá estreia. O documentário “Moscou” foi o décimo primeiro longa-metragem de Eduardo Coutinho. Depois de um início de carreira dividido entre a ficção e o documentário, o cineasta optou pelo segundo.

Nos bastidores, Coutinho acompanha o Grupo Galpão durante os ensaios do espetáculo. A escolha do texto “As três irmãs” não foi mero acaso, já que o cineasta é apaixonado pela peça há décadas.

Ao propor a ideia ao Galpão - os atores só saberiam do texto no dia da filmagem e aceitaram de imediato - Coutinho deixou claro que o interesse maior era a experiência da peça e não o resultado final. Seu olhar está na construção, no caminho (embora nunca explicitado), e não na chegada em si.

A peça “As Três Irmãs” conta a história de Olga, Macha e Irina que, sem perspectivas com a vida levada na província, sonham em voltar para Moscou. É um drama sobre pessoas comuns, que vivem presas a um passado idealizado e a um futuro improvável, com a incapacidade de viver o presente.

“Escolhemos o Galpão porque é um grupo teatral respeitável, com 25 anos de trabalho conjunto. Em segundo lugar, tem um teatro cujas poltronas podiam ser removidas em poucas horas, tornando-se um espaço vazio com vários “palcos” possíveis. Além disso, o Grupo aceitou com prazer participar do filme nas condições suicidas propostas: três semanas de filmagem. E só no primeiro dia os atores ficaram sabendo qual era o texto escolhido”, conta o saudoso Eduardo Coutinho. Reprise. 78 min.




Ano: 2009. Gênero: documentário. Direção: Eduardo Coutinho. Assistente de Direção: Ernesto Piccolo. Produção Executiva: João Moreira Salles, Mauricio Andrade Ramos, Guilherme Cezar Coelho.

Classificação indicativa: Livre
 

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 15/05/2015 - 12:10 e atualizado em 10/12/2015 - 18:09

Últimas

O que vem por aí