Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

O Leão de Sete Cabeças

Longa é o primeiro trabalho de Glauber Rocha no exílio

Cine Nacional

No AR em 11/10/2015 - 03:30

Jean-Pierre Léaud e Rada Rassimov em cena no filme de Glauber RochaUm padre jesuíta que vagueia pela África recitando o Evangelho captura um guerrilheiro comunista chamado Pablo. O religioso entrega o refém aos representantes de potências do exterior que dominam os nativos.

O grupo é formado por um comerciante português, um agente americano e um mercenário alemão. Os três servem à misteriosa mulher e ninfa Marlene, apelidada pelo padre de "besta da violência". O trio coloca um presidente fantoche para continuar a explorar o país, mas Pablo é libertado pelo líder nativo Zumbi e retorna à luta armada, ao mesmo tempo que o padre captura e crucifica Marlene.

Glauber Rocha comenta essa produção de 1970. “É uma história geral do colonialismo euro-americano na África, uma epopeia africana, preocupada em pensar do ponto de vista do homem do Terceiro Mundo, por oposição aos filmes comerciais que tratam de safaris, ao tipo de concepção dos brancos em relação àquele continente. É uma teoria sobre a possibilidade de um cinema político. Escolhi a África porque me parece um continente com problemas semelhantes aos do Brasil”, explica o cineasta.

Primeiro trabalho de Glauber Rocha no exílio, o filme “O Leão de Sete Cabeças” foi gravado na República do Congo, de forma experimental. O enredo aborda uma história alegórica sobre a dominação e a exploração do continente africano. A TV Brasil exibe uma cópia totalmente restaurada da produção. Reprise. 95 min.




País: Itália. Ano: 1970. Gênero: drama. Direção: Glauber Rocha, com Rada Rassimov, Jean-Pierre Léaud, Giulio Brogi, Hugo Carvana, Gabrielle Tinti, René Koldhoffer, Baiack, Miguel Samba, André Segolo, Aldo Bixio.

Classificação Indicativa: 14 anos

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 29/08/2014 - 12:50 e atualizado em 07/10/2015 - 09:54

Últimas

O que vem por aí