Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Positivas

Documentário mostra a rotina de mulheres que se tornaram soropositivas

Cine Nacional

No AR em 02/02/2013 - 00:30

O documentário Positivas, de Susanna Lira, é um filme-provocação que tem como principal alvo o estigma da Aids.

Ao lançar um olhar sobre mulheres heterossexuais, “protegidas” pela instituição do casamento e contaminadas por seus maridos com o virus HIV, Positivas mostra quão frágil e desinformado é o muro de preconceito que cega toda a sociedade.

O documentário acompanha a vida de Cida, Heli, Rosária, Medianeira, Sílvia, Ana Paula e Michelle, mulheres que foram surpreendidas pela notícia da doença em um ambiente até então seguro e moralmente “adequado”. Mulheres comprometidas com os dogmas do relacionamento ideal e que não viam a necessidade de negociar o uso da camisinha com seus parceiros.

A diretora dá voz a essas mulheres, mostra suas faces, como vivem, o que gostam de fazer, seus sonhos e fragilidades. Porque, apesar do luto inicial que acompanha a notícia e do preconceito que vem em seguida, elas mostram que viver com Aids não é o fim. Ao contrário, pode significar uma nova chance à vida e à sexualidade.

O filme ganhou o prêmio de Melhor Longa Metragem Documentário pelo Voto Popular no Festival de Cinema do Rio (2010), e participou da seleção oficial de diversos festivais internacionais entre eles: Cartagena, Colômbia; Outros Brasis, França; Mulheres em Foco, Argentina; Festival do Uruguai; Cine Bogotá, Colômbia e Festival da Bolívia.

 




 

Direção: Susanna Lira

Não recomendado para menores de 10 anos

Reprise. 78 min.

Ano: 2009

Gênero: documentário

Criado em 18/01/2013 - 10:35 e atualizado em 21/01/2013 - 14:02

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí