Com caráter experimental, o filme propõe uma abordagem original do encontro poético e imaginário de Oswald de Andrade e Lamartine Babo, promovido pelo cronista João do Rio. De quebra, a presença de Isadora Duncan, Jacob do Bandolim, Manuel Bandeira, Chico Alves, Mário Reis.
Na pauta, os encontros da poesia, o carnaval, as charadas. Conversas, músicas e passeios pelo Rio, intercaladas à cenas do “Tabu” original (Murnau, 1930) e de antigos filmes pornográficos.
Como princípio narrativo, o longa dirigido por Julio Bressane parte da junção de três elementos: imagem, fala e música. No elenco, a trama reúne nome como Jose Lewgoy e Caetano Veloso. O cantor vive o compositor Lamartine Babo.
O drama conquistou os prêmios de Melhor filme, Melhor fotografia (Murilo Salles) e Melhor técnico de som (Guaracy Rodrigues e Dudi Gupper) no Festival de Brasília. O diretor Julio Bressane recebeu o Prêmio APCA de Melhor argumento.
A Associação Mineira dos Críticos Cinematográficos concedeu ao filme o Prêmio Especial da Crítica, Prêmio de Melhor Fotografia (Murilo Salles), Prêmio de Melhor Trilha Sonora e Prêmio de Melhor Montagem (Leovigildo Cordeiro).
Reprise. 85 min.Classificação Indicativa: 18 anos
Ano: 1983. Gênero: drama. Direção: Julio Bressane, com Caetano Veloso, Jose Lewgoy, Cole, Claudia O Reilley, Norma Bengell.
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.