Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Dona Ivone Lara

Cantora e compositora com mais de 90 anos, é conhecida como a "Rainha

Dona Ivone Lara nasceu Yvonne da Silva Lara, em 1921. Filha da costureira Emerentina Bento da Silva e de José da Silva Lara, mecânico de bicicletas, Ivone estava acostumada a viver entre músicos já que seus pais participavam paralelamente ao trabalho em ranchos carnavalescos tradicionais do Rio de Janeiro, como o Flor do Abacate e o Ameno Resedá.

Com a morte do pai aos três anos de idade, e da mãe aos doze, Ivone foi morar com os seu tio Dionísio Bento da Silva, que também tinha um carinho especial pela música.

O tio de Ivone tocava violão de sete cordas e fazia parte de grupo de chorões que reunia Pixinguinha e Donga, entre outros. Seu primo, Mestre Fuleiro, também foi um dos fundadores da Império Serrano em 1947, ano em que Dona Ivone Lara mudou-se para Madureira e começou a freqüentar a Escola de Samba Prazer da Serrinha, mesma época em que começou a compor sambas para esta escola.

Com a fundação do Império Serrano, passou a desfilar pela verde e branco de Madureira. Em 1965 ingressou na Ala de Compositores do Império Serrano e compôs, com Silas de Oliveira e Bacalhau, o clássico "Os cinco bailes da história do Rio". A partir de 1968, passou a integrar a Ala das Baianas. No ano de 2012, Dona Ivone foi homenageada pelo Império Serrano, no Grupo de Acesso, com o enredo "Dona Ivone Lara: O enredo do meu samba".

Entre os intérpretes que gravaram suas composições destacam-se Clara Nunes, Roberto Ribeiro, Maria Bethânia, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Paula Toller, Paulinho da Viola, Beth Carvalho, Mariene de Castro, Roberta Sá, Marisa Monte e Dorina.

Conheça Dona Ivone Lara em um trecho do documentário Damas do Samba abaixo:
 

Conheça também uma outra Dama do Samba: Tia Ciata




Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 14/09/2015 - 18:14 e atualizado em 15/09/2015 - 15:39

Últimas

O que vem por aí