Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

60 anos da aprovação da lei Afonso Arinos

Cantora Elza Soares participa do programa

De Lá Pra Cá

No AR em 08/05/2011 - 21:00

Afonso Arinos de Melo Franco - De Lá Pra Cá

No De Lá Para Cá deste domingo (8), às 18h, os 60 anos da Lei Afonso Arinos e a luta contra a discriminação racial no Brasil. Ancelmo Gois e Vera Barroso entrevistam os historiadores Wania Sant"Anna, Joel Rufino dos Santos, o economista Marcelo Paixão e a cantora Elza Soares.

A primeira lei contra a discriminação racial no Brasil foi aprovada em 1951, por iniciativa do jurista e deputado federal Afonso Arinos de Melo Franco. Ela ficou conhecida com Lei Afonso Arinos, uma justa homenagem a seu relator, e foi proposta depois de um incidente. Em São Paulo, uma bailarina norte-americana, Katherine Dunhan, foi impedida de se hospedar num hotel luxuoso por ser negra.

Apesar de defender a igualdade de tratamento e direitos independente da diferença da cor da pele, essa lei não considerava o racismo como crime. Apenas caracterizava como contravenção penal qualquer prática de preconceito, ficando o infrator sujeito a penas muito brandas, como o pagamento de multas. Mas não previa prisão. Talvez por isso, em seus 38 anos de existência, a Lei Afonso Arinos, não tenha tido a eficácia desejada. E precisou ser aperfeiçoada durante a Assembleia Constituinte de 1988. Mesmo assim, a Lei Afonso Arinos foi um marco importante na luta pelos direitos civis no Brasil.

Apresentação Ancelmo Gois e Vera Barroso
Direção geral José Araripe Jr
Direção Carolina Sá

Livre
Horário: 18h




Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 09/05/2011 - 01:17 e atualizado em 09/05/2011 - 01:17

Últimas

O que vem por aí