Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Ademar Casé: o inventor da cultura do entretenimento de massas no país

Vinte anos sem o criador da linguagem do rádio brasileiro

De Lá Pra Cá

No AR em 02/04/2013 - 04:30

Maurício Scherman conversa com Vera Barroso sobre a trajetória de Ademar CaséA primeira transmissão de rádio no Brasil aconteceu em 7 de setembro de 1922, durante a Exposição Internacional do Rio de Janeiro que celebrou o centenário da independência. Primeira emissora, a Rádio Sociedade foi inaugurada em 1923. Mas a história do rádio no Brasil costuma ser contada a partir de Ademar Casé. Ele inventou a cultura do entretenimento de massas no país e deu forma à linguagem do rádio brasileiro.

Tudo começou em 1932, quando o Programa Casé foi ao ar pela primeira vez. Não é à toa que neste De lá pra cá, Ancelmo Gois e Vera Barroso conversam com o presidente do Instituto Cravo Albin, Ricardo Cravo Albin, a pesquisadora da UERJ, Sonia Virgínia Moreira, o cineasta Estevão Ciavatta, a historiadora Lia Calabre e o diretor Maurício Scherman. O programa presta homenagem àquele que foi criador do primeiro programa com variedades, apresentação de cantores, humoristas, teatro, dramatização de fatos reais e jornalismo ao vivo no rádio: Ademar Casé.

Na gestão de Casé, fizeram-se os primeiros jingles, pagaram-se os primeiros cachês para cantores e atores, surgiram os primeiros contratos de exclusividade. Ademar Casé nunca foi apresentador de programas; atuava nos bastidores. No auge da fama, o Programa Casé  começava às nove da manhã de domingo e só terminava à meia noite. Foi líder absoluto de audiência durante quase 20 anos. Quando a televisão chegou, Casé foi um dos primeiros a perceber o potencial do novo veículo. Não teve dúvidas: encerrou a carreira no rádio e foi fazer televisão, conquistando o mesmo sucesso de antes.

 




Criado em 18/03/2013 - 16:17 e atualizado em 15/04/2013 - 15:29

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí