Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Aluísio Azevedo

A vida e a obra do fundador da literatura naturalista brasileira

De Lá Pra Cá

No AR em 16/04/2013 - 04:30

Vera e Ancelmo comandam o De lá pra cáO De lá pra cá desta semana destaca a vida e obra de Aluísio Azevedo, o primeiro escritor profissional do Brasil e o primeiro a viver exclusivamente da literatura que produzia.

Aluísio é considerado o fundador da literatura naturalista brasileira, uma escola artística que originalmente havia surgido na França no final do século XIX. Os naturalistas espelhavam-se no avanço que a ciência alcançara para estimular a consciência crítica entre seus leitores, questionar a sociedade e propor mudanças.

Aluísio também foi um crítico impiedoso da sociedade brasileira e de nossas instituições. Denunciou o preconceito racial, a hipocrisia do clero e das elites sociais. Para escrever, visitava e até chegava a morar nos locais em que pretendia ambientar seus romances, conversava com as pessoas que inspiravam seus personagens e misturava-se entre elas.

Aluísio Azevedo reproduzia com fidelidade a realidade que retratava. Os livros mais importantes dele são "O Mulato" e "O Cortiço" - este uma obra prima da literatura brasileira.

Ancelmo Gois e Vera Barroso comandam o De lá pra cá.




Criado em 02/04/2013 - 13:51 e atualizado em 15/04/2013 - 15:50

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí