Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Dalva de Oliveira

Quarenta anos sem a primeira grande voz feminina da MPB

De Lá Pra Cá

No AR em 22/07/2012 - 21:00

Vera Barroso e Marília Pêra, a "Estrela Dalva" no teatroO De Lá Pra Cá desta semana marca os 40 anos sem uma das mais marcantes vozes da Música Popular Brasileira (MPB), Dalva de Oliveira, a estrela Dalva da nossa MPB.

Pode-se dizer que a MPB é essencialmente interpretada por vozes femininas. As divas da MPB existem em maior número do que nossos grandes cantores, mas nem sempre foi assim. Houve um tempo em que o predomínio era o das vozes masculinas. Mas a partir da década de 1940, durante a chamada “Época de ouro” do rádio, as coisas começaram a mudar.

E uma das responsáveis por essa mudança foi Dalva de Oliveira. Ela era uma cantora extraordinária, dessas que conseguem passar de uma nota grave para um agudo sem escorregar. Dalva tinha voz de cantora lírica. Mas ao preferir o canto popular, acabou por se tornar a primeira grande voz feminina da MPB. Como muitas divas da canção, Dalva não escapou do estigma de um final trágico. Depois de vencer uma infância pobre e alcançar o estrelato, Dalva também viu a fama e a fortuna a abandonarem: conheceu no final da vida a crueldade do esquecimento.

Para falar da vida e da trajetória daquela que foi a primeira grande voz feminina da MPB, o De Lá Pra Cá recebe a historiadora e presidente do MIS, Rosa Maria Araujo, o jornalista e produtor musical Rodrigo Faour, e o grupo musical Casuarina.

Vera Barroso conversa com a atriz e cantora Marília Pêra que, há 25 anos, em  “A Estrela Dalva”,  interpretou Dalva de Oliveira. Na época da peça  a atriz mergulhou profundamente no universo musical da diva da canção. 





Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 05/07/2012 - 17:07 e atualizado em 06/08/2012 - 15:50

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí