Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Dinah Silveira de Queiroz

Trinta anos sem a escritora, considerada uma estilista da literatura

De Lá Pra Cá

No AR em 14/10/2012 - 21:00

Ancelmo conversa com o acadêmico Alexei BuenoO De Lá Pra Cá deste domingo faz uma homenagem a Dinah Silveira de Queiroz, uma das maiores escritoras brasileiras do século XX. Para falar da vasta e diversificada obra de Dinah, Ancelmo Gois e Vera Barroso conversam com os acadêmicos Ivan Junqueira e Alexei Bueno, a professora de Literatura Comparada da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Teresa Cristina Meirelles e a autora da tese “A diversidade de Dinah Silveira de Queiroz”, Cláudia Thomé.

Dinah é autora de romances psicológicos, romances históricos, contos, crônicas, biografia, literatura infanto juvenil, ficção científica e teatro. Ao todo, ela publicou 24 livros ao longo de 40 anos de vida literária. Também recebeu prêmios importantes e foi traduzida em várias línguas.

A autora levou a literatura brasileira a países distantes como Coréia do Sul, Japão, Índia e Bangladesh. Também foi a segunda mulher a se eleger para a Academia Brasileira de Letras, depois de ter liderado uma campanha para mudar o estatuto da Academia, que até meados da década de 1970 não admitia escritoras.

Dinah foi uma estilista da literatura brasileira, uma artista que manteve por toda a vida o compromisso de escrever bem.





Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 04/10/2012 - 11:05 e atualizado em 22/10/2012 - 15:28

Últimas

O que vem por aí