Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Érico Veríssimo

35 anos de morte

De Lá Pra Cá

No AR em 17/10/2010 - 03:00

 

 

 


O legado do escritor Érico Veríssimo é o tema do De Lá Pra Cá deste domingo (17), às 18h. Ancelmo Gois e Vera Barroso ouvem diversos depoimentos sobre o escritor gaúcho, inclusive o do filho dele, o jornalista e também escritor Luiz Fernando Veríssimo. Também são entrevistados nomes importantes da cultura do Rio Grande do Sul, como o escritor Moacyr Scliar e a dupla de músicos Kleiton e Kledir. Participa ainda do programa a professora de literatura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Maria da Glória Bordini.

 

Nascido na cidade de Cruz Alta (RS), em 1905, Érico Veríssimo é considerado um dos maiores expoentes da geração do realismo de 1930, conhecida como a segunda geração do modernismo no Brasil. Filho de farmacêutico, seguiu a profissão do pai e resolveu viver de literatura após a falência de sua farmácia, na década de 30. Mudou-se para Porto Alegre e conseguiu um emprego como secretário de redação na revista do Globo. Nessa época,traduziu obras do inglês e também publicou seu livro de estreia, a coletânea de contos Fantoches. Apesar da vendagem baixa, no ano seguinte lançou seu primeiro romance, Clarissa.

Em 1938, foi a vez de Olhai os lírios do campo, cuja grande repercussão rendeu traduções em línguas como o indonésio. Mas, foi apenas em 1947, que começou a se dedicar à trilogia O tempo e o vento, considerada sua obra-prima. O livro reconta 200 anos de história do Rio Grande do Sul em mais de 2 mil páginas. O escritor morreu em decorrência de um ataque cardíaco em 1975, deixando incompleto o segundo volume de sua autobiografia.





Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 18/10/2010 - 02:08 e atualizado em 28/06/2012 - 19:50

Últimas

O que vem por aí