Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

José Pancetti

Obra do artista, considerado um dos mestres da pintura brasileira

De Lá Pra Cá

No AR em 20/05/2012 - 21:00

Ancelmo Gois com o artista plástico Marcelo FrazãoConsiderado um dos mestres da pintura brasileira contemporânea, Giuseppe Giannini Pancetti, mais conhecido como José Pancetti, é o tema do bate-papo de Ancelmo Gois e Vera Barroso com o artista plástico Marcelo Frazão e o professor de História da Arte Hélio Marcio Dias Ferreira.

Pancetti foi um artista autodidata, pintor natural, que conseguiu captar tudo ao seu redor. Sem filiação a qualquer escola artística, o pintor inpirou-se nas paisagens litorâneas brasileiras, tema comum de sua obra, sendo famosas as suas marinhas.

No programa, o telespectador vai saber mais sobre a obra do artista, que se divide em figuras, naturezas-mortas e paisagens. As que fez  em Mangaratiba, Arraial do Cabo e Cabo Frio, e as que pintou na Bahia, no final da vida, são as mais famosas. Suas marinhas destacam-se pela cor, textura, clima de poesia e solidão. O artista também pintou retratos e auto-retratos, que foram muito elogiados pela crítica.

Pancetti tinha a saúde frágil e lutou contra a tuberculose desde a juventude. Passou cerca de dois anos em Campos do Jordão e São João del Rei, na tentativa de se recuperar. Morreu em 1958, aos 56 anos, por causa de um câncer no estômago, decorrente do tabagismo.





Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 15/05/2012 - 15:07 e atualizado em 25/05/2012 - 13:12

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí