Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Mestre Valentim

A obra de um dos maiores artistas do barroco colonial brasileiro

De Lá Pra Cá

No AR em 21/02/2013 - 23:00

Os apresentadores do De lá pra cáAncelmo Gois e Vera Barroso relembram neste De lá pra cá uma das personagens mais emblemáticas do barroco brasileiro: mestre Valentim.

Valentim Fonseca da Silva. Este é o nome de mestre Valentim, um dos maiores artistas do barroco colonial brasileiro. Escultor, entalhador, marceneiro, ferreiro, arquiteto e urbanista, mestre Valentim projetou e decorou várias igrejas construídas na segunda metade do século XVIII, no Rio de Janeiro. Ele também é o autor de várias obras públicas, que contribuíram para urbanizar, sanear e tornar a cidade, então capital do vice-Reino do Brasil, mais civilizada.

A obra mais conhecida é o Passeio Público do Rio de Janeiro, a primeira área pública de lazer dos cariocas e também das Américas. Junto com o escultor Aleijadinho e o padre e compositor José Maurício são os artistas mais importantes do Brasil colônia. Todos os três desenvolveram um trabalho original e com aspectos próprios e inconfundíveis. Junto com esses dois artistas, mestre Valentim realizou uma obra que expressava um excepcional espirito de brasilidade. Além disso, a arte de mestre Valentim é um dos maiores testemunhos das mudanças sociais e políticas pelas quais o Rio de Janeiro e o Brasil passaram no final do século XVIII.

Para falar sobre a vida e obra do mestre Valentin, participam deste programa a doutora em História da Arte, Anna Maria Fausto Monteiro de Carvalho, a professora e autora do livro sobre o Passeio Público, Jane Santucci, o arquiteto e historiador Nireu Cavalcanti e o escritor e ilustrado Rui de Oliveira.




Criado em 28/01/2013 - 18:06 e atualizado em 28/08/2013 - 10:39

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí