Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

O cangaceiro

Filme inspirado na figura lendária de Lampião é destaque do programa

De Lá Pra Cá

No AR em 06/05/2013 - 04:30

Vera Barroso e Ancelmo Gois comandam o De lá para cáNeste De lá pra cáAncelmo Gois e Vera Barroso relembram um dos maiores sucessos do cinema nacional de todos os tempos: o filme "O cancagaceiro", do mestre Vicyor Lima Barreto. Para falar da obra, o programa recebe o jornalista e crítico de cinema, José Carlos Avellar, o crítico de cinema Hernani Heffner, e o pesquisador e também crítico de cinema, João Carlos Rodrigues.

Produzido em 1953, o filme "O cangaceiro" foi dirigido pelo cineasta Lima Barreto, que também escreveu o roteiro, e teve como base diálogos criados por Rachel de Queiroz. "O cangaceiro" foi inspirado na  figura lendária de Lampião e foi o primeiro filme brasileiro a conquistar as telas do mundo. Ele também inaugurou um gênero do nosso cinema que perdura até hoje - assim como o western, as histórias de aventura com caubóis norte-americanos.

Considerado o melhor filme produzido pela Companhia Cinematográfica Vera Cruz, "O cangaceiro" ganhou o prêmio de melhor filme de aventura e de melhor trilha sonora com a música "Olê muié rendeira", no Festival Internacional de Cannes. O sucesso em Cannes levou "O Cangaceiro" para mais de 80 países. Só na França, ficou cinco anos em cartaz.

"O Cangaceiro", filme do mestre Victor Lima Barreto, no De lá pra cá.

 




Criado em 22/04/2013 - 13:23 e atualizado em 07/05/2013 - 15:38

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí