Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Os 110 anos de nascimento de Orígenes Lessa

Autor é dono de vasta obra literária

De Lá Pra Cá

No AR em 19/09/2013 - 23:00

Vera Bassoso entrevista Laura SandroniE o crítico de literatura Ivan ProençaNesta semana, a TV Brasil reexibe o episódio do De Lá Pra Cá em homenagem aos 110 anos de nascimento de Orígenes Lessa. Romancista, contista, autor infanto-juvenil, ensaísta, jornalista e publicitário ele é autor de vasta obra literária.E para falar sobre a vida e a obra do autor, Vera Barroso entrevista a escritora, especialista em literatura infanto-juvenil e amiga de Orígenes Lessa, Laura Sandroni.o publicitário, conhecedor da trajetória publicitária de Orígenes, Lula Vieira, e o escritor, crítico, professor de literatura brasileira e também amigo do autor, Ivan Proença.

Orígenes Lessa escreveu 22 livros de ficção, entre contos, novelas e romances. Publicou quatro livros de ensaios variados, que incluem temas relativos à história e à produção literária brasileria. E mais de 40 títulos voltados à literatura para crianças e adolescentes.

Para muitos, o conto é a expressão literária na qual Origenes Lessa melhor se expressou. Ele é um dos maiores contistas brasileiros do século XX. Costumava dizer que a publicidade havia lhe ensinado a usar sempre a melhor palavra, aquela que seduz o leitor. Soube como poucos usar essa sedução, sempre com textos enxutos, coloquiais e em sintoinia com a norma culta da lingua portuguesa.

As histórias que escreveu narram a realidade de pessos simples em seu dia a dia, mas mostram também como a vida comum pode, através da criação literária, refletir os grandes dilemas da condição humana. Origenes Lessa, vida e obra, no De lá pra cá.

 




Criado em 08/07/2013 - 14:45 e atualizado em 12/09/2013 - 09:01

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí