O programa sobre um dos principais personagens da História do Brasil vai ao ar segunda-feira, 08/9, às 22h, com reprise domingo, dia 14, às 18h
Apresentado por Ancelmo Gois e Vera Barroso, o De Lá Pra Cá conta a história de um dos principais personagens do passado brasileiro. O jesuíta português, educado no estado da Bahia, ficou famoso por seus sermões, cujo conteúdo continha críticas aos costumes e à política praticados no Brasil colonial.
A equipe do programa entrevistou o historiador Clóvis Bulcão, que lança o livro Padre Antônio Vieira: Um Esboço Biográfico. Cleonice Bernadinelli, maior autoridade do Brasil em literatura portuguesa ajuda o programa a decifrar a história e o estilo desse pioneiro, orador competente na defesa dos direitos humanos e na propagação de valores, inéditos para época, de igualdade e progresso.
O ator Pedro Paulo Rangel, que encarnou o padre no monólogo Sermão da Quarta-feira de Cinzas, de Moacir Chaves, em 1994, brinda os telespectadores com a declamação desse clássico, destaque em sua obra, composta de 16 volumes, iniciados em 1679 e publicados também na Europa. O trabalho é analisado pela professora de literatura Sonia Salomão, que lança luz às profecias do clérigo, segundo as quais para o Brasil progredir, seria necessário acabar com a exploração dos índios e a escravidão.
Vera Barroso viajou para Salvador, onde entrevistou o jornalista Edivaldo Boa Ventura, um estudioso da obra de Antônio Vieira, e também visitou a Quinta do Tanque, lugar em que o padre viveu os últimos anos de sua vida, e ainda a Catedral Basílica de Salvador, que abriga o quarto em que o padre morou.
Escritas há quase quatro séculos, as palavras do religioso da Companhia de Jesus, orador e escritor português, que pregava para o povo, se mantêm mais atuais do que nunca
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.