Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Pedro Américo

Os 170 anos de nascimento do pintor mais marcante do período imperial

De Lá Pra Cá

No AR em 23/05/2013 - 23:00

Vera Barroso e Ancelmo Gois apresentam o De Lá Pra CáO De Lá Pra Cá desta semana homenageia um dos maiores pintores acadêmicos e um dos nomes mais importantes da cultura brasileira da segunda metade do século XIX: Pedro Américo de Figueiredo e Melo, nascido em 29 de abril de 1843, na cidade de Areia, estado da Paraíba.

Entre 1859 e 1864, Pedro Américo estudou na École de Beaux-Arts, em Paris. Ele foi discípulo de um dos mais importantes pintores do neoclassicismo francês, Ingres, e viajou por diversas capitais europeias para ampliar o conhecimento.

Apesar de ter ficado famoso como pintor, Pedro Amércio também foi escritor, teórico e professor de artes, ensaista e deputado constituinte. Os quadros mais conhecidos do pintor são relacionados aos grandes temas da História do Brasil, como Indepedência ou Morte, Batalha do Avaí, Fala do Trono; todos eles reproduzidos em livros escolares e em material distribuído para estudantes. A maioria dessas telas foi encomendada por Dom Pedro II, patrono das artes no Brasil e grande incentivador da modernidade e das atividades de inspiração civilizatória no país.

Pedro Américo, vida e obra, no De Lá Pra Cá.




Criado em 06/05/2013 - 18:15 e atualizado em 29/05/2013 - 17:08

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí