Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Rubem Braga: 100 anos de nascimento

De Lá Pra Cá

No AR em 09/04/2013 - 04:30

Ancelmo Gois e Joaquim Ferreira dos SantosO De lá pra cá desta semana homenageia os 100 anos de nascimento de um dos maiores cronistas da literatura brasileira: Rubem Braga. E para falar deste que foi o inventor da moderna crônica literária brasileira, Ancelmo Góis e Vera Barroso entrevistam os jornalistas Álvaro da Costa e Silva e Joaquim Ferreira dos Santos e os escritores, Ana Maria Machado e José Castello.

Rubem Braga foi influenciado pelo movimento modernista de 1922, tanto pela temática, quanto pela forma. E soube adaptar as descobertas e as inovações do modernismo a uma escrita elaborada, em sintonia com as normas cultas da língua. Rubem Braga falou com simplicidade de temas caros à alma humana; um poeta que escreveu em prosa. Ele também foi o primeiro de nossos autores consagrados a se destacar escrevendo exclusivamente crônicas, um gênero que, para muitos, não tem o mesmo prestigio do conto e nem do romance.

Ao longo de mais de 60 anos de atividade literária, Rubem Braga produziu cerca de 15 mil crônicas e publicou 22 livros. Ele  também foi jornalista. Colaborou em diversos jornais e revistas, foi correspondente na Itália durante a Segunda Guerra Mundial. Morou muito tempo em Paris, onde entrevistou várias personalidades do mundo intelectual e artísticos do início da década de 1950.

Não perca: Rubem Braga neste De lá pra cá.




Criado em 25/03/2013 - 17:08 e atualizado em 02/08/2014 - 13:57

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí