Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Santos Dumont

Programa destaca os 140 anos de nascimento do maior inventor

De Lá Pra Cá

No AR em 06/06/2013 - 23:00

Alberto Santos DumontOs 140 anos de nascimento de Santos Dumont é o tema deste De Lá Pra Cá apresentado por Ancelmo Gois e Vera Barroso. Participam deste programa o diretor da revista Asa, Claudio Lucchesi, o pesquisador do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) e autor do livro “Santos Dumont e a intenção do voo”, Henrique Lins de Barros, o historiador do Museu Aeroespacial, Gustavo de Mello e a coordenadora do Museu Casa de Santos Dumont, Marisa Guadalupe.

Alberto Santos Dumont foi o maior inventor brasileiro de todos os tempos. Filho de uma família de cafeicultores muito rica, Santos Dumont teve todas as condições para estudar e poder realizar experiências. Entre os nossos inventores, com certeza, ele foi o que teve mais recursos para dar asas à imaginação. Entre as muitas coisas que inventou, e não foi só o avião, nenhuma delas lhe rendeu um único centavo. Nunca tirou patentes. Acreditava que o segredo de invenção podia atrasar o desenvolvimento da aviação. Por isso, projetou, construiu, testou e demonstrou publicamente seus modelos, motivando outros inventores a seguirem os caminhos que descobriu.

Os voos que realizou com os balões que construiu, os dirigíveis e os aviões que concebeu foram fundamentais para o desenvolvimento posterior da aeronáutica. Desencantado com o uso militar do avião, principalmente na Primeira Guerra Mundial, Santos Dumont recolheu-se à vida privada apesar de toda a fama e do reconhecimento público que conquistou no início do século XX. Teve um final trágico: deprimido e debilitado pela esclerose múltipla, se suicidou em 1932, no quarto do hotel em que vivia.
 





Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 20/06/2012 - 18:39 e atualizado em 23/07/2013 - 16:58

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí