Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Sobral Pinto: 120 anos de nascimento

Um advogado que conduziu acontecimentos emblemáticos do país pelos

De Lá Pra Cá

No AR em 12/09/2013 - 23:00

Vera Barroso entrevista o advogado Wadih DamousNesta semana, a TV Brasil reexibe o episódio do De lá para cá dedicado ao jurista Sobral Pinto. Ele não foi apenas um advogado. Para muitos, ele foi o melhor advogado do Brasil. Neste ano, o Doutor Sobral, como era chamado por todos, faria 120 anos. Para homenageá-lo, Vera Barroso entrevista o advogado e amigo de Sobral, Modesto da Silveira, que lutou contra a ditadura e salvou inúmeras pessoas da prisão, da tortura e da morte, e o advogado, presidente da Comissão de Direitos Humanos do Conselho Federal da OAB, Wadih Damous.

Nascido Heráclito Fontoura Sobral Pinto, em 5 de novembro de 1893, na mineira Barbacena, Sobral Pinto foi um defensor incansável da democracia e dos direitos humanos. Católico fervoroso, conservador politicamente, não distinguia a ideologia de seus clientes, mesmo se fossem comunistas ateus. Foi advogado de Luis Carlos Prestes, do escritor Graciliano Ramos, de Carlos Mariguela e até do lider intregralista Plínio Salgado. Para ele, o que importava era que a causa fosse justa.

Ao longo das muitas lutas que  travou em favor do Estado de Direito, Sobral Pinto foi preso três vezes. A primeira, em 1932, no início do Governo Vargas. Depois, em 1937, durante a ditadura do Estado Novo. A última, em 1968, durante o regime militar. Foi também nesta ocasião que proferiu uma de sua melhores frases. Ao ouvir do carcereiro que o AI-5 dava início a uma democracia brasileira, ele retrucou dizendo que poderia existir peru à brasileira, mas não democracia, pois esta era universal e sem adjetivos.

Sobral Pinto também abraçou a campanha das eleições diretas para a presidência e emocionou mais de um milhão de pessoas, num comício no Rio, quando discursou dizendo que todo o poder emanava do povo e em nome do povo deveria ser exercido. Sobral Pinto, o advogado do Brasil, no De lá pra cá.




Criado em 02/07/2013 - 10:44 e atualizado em 02/09/2013 - 12:51

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí