Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Zé Keti

A história do sambista que trouxe o morro para o asfalto

De Lá Pra Cá

No AR em 07/08/2011 - 21:00


sergio cabral

O De Lá pra Cá deste domingo (7), às 18h, mostra a história de Zé Keti, o sambista que cantou a vida, a malandragem e os amores da favelas cariocas. E para falar sobre o sambista os entrevistados são o cineasta e amigo Nelson Pereira dos Santos, o cantor e compositor Zé Renato, a cantora Nilze Carvalho e o historiador da música brasileira Sérgio Cabral.


Zé Keti é o apelido de José Flores de Jesus, um dos maiores sambistas cariocas de todos os tempos. Ao longo de 60 anos de carreira, foram mais de 200 composições, inúmeros prêmios, discos e homenagens recebidas, além da admiração dos melhores intérpretes da música popular brasileira. Ele foi também um dos principais responsáveis pela divulgação do samba, por ter trazido a música do morro para o asfalto, estabelecendo uma ligação direta entre dois universos do mundo carioca, o da Favela e o da Zona Sul.


Foi graças a Zé Keti que intelectuais de esquerda, que resistiam à ditadura militar no início dos anos 60, começaram a gostar da música mais popular, que também virou instrumento de resistência ao arbítrio imposto pelo regime. O auge dessa resistência musical foi o Show Opinião, quando Zé Keti percorreu o Brasil dividindo o palco com Nara Leão, João do Vale e, depois, Maria Bethânia.




Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 07/08/2011 - 15:16 e atualizado em 07/08/2011 - 15:16

Últimas

O que vem por aí