Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

A maldição, o milagre e o burro

A epopeia dos moradores de um povoado que perde todos os seus bens

DOCTV AL III

No AR em 18/04/2013 - 03:30

Cena do documentário colombiano "A maldição, o milagre e o burro"A maldição, o milagre e o burro conta a história de Gramalote, uma pequena comunidade na região ao Norte de Santander, na Colômbia, que, através de seus habitantes, figuras políticas e religiosas, dará seu testemunho sobre o passado, o presente e o futuro de uma comunidade que viu cair suas casas ao ritmo da natureza.

Nesta comunidade as duras chuvas de um inverno sem precedentes, somadas ao mau uso dos recursos naturais e ao pobre planejamento urbanístico, geraram deslocamentos da terra, em um fenômeno geológico particular, deixando que os 150 anos de vida de um povoado se convertesse em matagal.

Apocalipse ou castigo divino acusavam alguns moradores. Em uma região tradicionalmente religiosa, o Padre Ordoñez, em meados do século passado, se apresentou diante de seus fieis com sua bênção e, ao mesmo tempo, amaldiçoou o povo: “Gramalote se converterá em um Tartagal”. A maldição feita pelo padre, do ponto de vista da fé, é hoje um fato. “Não morreu ninguém”, esse foi o milagre. Nem todos se lembram de que aquilo foi uma maldição, mas entre os gramaloteros ninguém pode desmentir que foi um milagre. Um povo devastado por um fenômeno natural que destrói casas e edifícios, rompe estradas, move montanhas e não causa nenhuma vítima fatal deve, pelo menos, ser entendido como milagroso.  Inédito. 52 min.




Título original: La maldición, el milagro y el burro. País de origem: Colômbia. Ano de estreia: 2013. Gênero: documentário. Direção: Ayoze O'Shanahan e María Fernanda Cespedes.

Criado em 16/01/2013 - 12:36 e atualizado em 12/04/2013 - 16:48

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí