Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Mundos urbanos: exemplos que vêm da Alemanha e da China

Conheça dois modelos de planejamento urbano sustentável

Ecopia

No AR em 02/08/2015 - 01:45

Conheça exemplos de cidades sustentáveisMais da metade da população mundial vive hoje em grande aglomerações urbanas. Em 2050, serão mais de dois terços dos habitantes do planeta.

As cidades provocam uma grande parte dos problemas ambientais do mundo, já que produzem enormes quantidades de gases tóxicos e de lixo. Há escassez de energia, de água e de matérias-primas. Como é possível frear esta tendência? Onde estão sendo desenvolvidas novas forma de convivência, perspectivas e arranjos produtivos inteligentes? Como a “arquitetura verde” pode oferecer novas ideias para as mudanças ecológicas necessárias?

A série Ecopia - Construção inteligente. Vida sustentável busca responder a essas perguntas ao mostrar exemplos de ideias inovadoras e soluções para problemas concretos nas áreas de arquitetura e urbanismo nas cidades, escolas, estádios, museus, teatros, bibliotecas e hotéis, entre outros.

Neste primeiro episódio, intitulado “Mundos Urbanos”, destaca dois modelos de planejamento urbano sustentável: o projeto HafenCity, em Hamburgo, no Norte da Alemanha, e a cidade ecológica de Tianjin, no leste da China. Em HafenCity surgem dez novos bairros naquele que é atualmente considerado o maior canteiro de obras da Europa. Na antiga zona portuária à beira do rio Elba, está sendo criado um novo centro urbano. Já a ecológica Tianjin, se eleva sobre uma área verde. A cidade-satélite deverá servir principalmente de campo de testes para tecnologias mais amigáveis ao meio ambiente, que poderão reduzir drasticamente o consumo energético nas cidades chinesas.




Criado em 25/02/2014 - 18:33 e atualizado em 04/08/2014 - 15:29

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí