Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Expedições apresenta retrospectiva de 2008. Especial vai ao ar dia 29/12

O Expedições de segunda-feira (29/12), que vai ao ar a partir das 19h30, apresenta um balanço dos principais acontecimentos de 2008, abordados no programa ao longo de um ano marcado por comemorações históricas, onde foram revistos e redescobertos fatos e eventos determinantes da formação cultural brasileira.

Os 200 anos da chegada da família real ao Brasil é um dos exemplos. Em 1808, o Brasil saiu da periferia da história para ocupar o centro do Império. Em 2008, comemoramos também os 200 anos do Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Dom João decidiu criar aqui um "jardim de aclimação" que hoje, tem a produção científica no centro de suas atividades e entrou no século XXI rebatizado como "Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro".

O ano também foi marcado pelo centenário da morte de Machado de Assis. E com Expedições, o público pôde conhecer melhor quem foi esse grande autor que pôs a literatura brasileira na estante das obras universais.

No segundo bloco do programa, Paula Saldanha mostra como as queimadas da Amazônia respondem por 70% da emissão de "gases estufa", colocando o Brasil no triste quarto lugar entre os países que mais contribuem para o aquecimento global.

Por outro lado, na temporada 2008, Expedições também mostrou belas iniciativas para a região. A equipe do programa acompanhou o trabalho da Marinha do Brasil navegando pelas águas do Amazonas, agora confirmando como o maior rio do mundo.

O documentário "Navio Oswaldo Cruz" é uma homenagem aos heróis que se dedicam a salvar vidas e garantir a saúde de brasileiros, ao longo do rio Amazonas e seus afluentes.

O programa será reapresentado no sábado (03/12), às 14 horas.




Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 18/12/2008 - 17:19 e atualizado em 18/12/2008 - 17:19

Últimas

O que vem por aí