Por mais de três séculos, o estilo barroco cobriu toda a Europa e a América Latina. Nestas grandes áreas geográficas, as formas de expressão artística são bastante diversificadas.
As aventuras marítimas trouxeram o barroco para as Américas: o barroco da América espanhola e o barroco português. No Brasil, esse estilo teve um ambiente farto para se desenvolver. Com a descoberta do ouro nas Minas Gerais, em 1670, esta arte ganhou todo o esplendor e se desenvolveu plenamente na região de onde se extraiu a maior quantidade de ouro em todos os tempos: Villa Rica ou Ouro Preto.
A região de Villa Rica se tornou um manancial de artistas de grande importância na arte mundial. As maiores expressões do barroco brasileiro foram Mestre Ataíde e o grande Aleijadinho.
Paula Saldanha entrevista uma das maiores especialistas em barroco e no estilo rococó: a historiadora e professora Myriam de Oliveira, que há décadas se dedica à investigar e difundir esses estilos em nosso país. Myriam explica que o barroco e o rococó são completamente diferentes.
Seu discípulo, o historiador Milton Teixeira, faz uma análise da era áurea do barroco mineiro, mostrando como o ouro dinamizou a sociedade da época.
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.