O Cerrado é considerado o mais antigo bioma do país e a savana mais rica do mundo. Contém diferentes ecossistemas que batem recordes mundiais em números de espécies animais e vegetais.
Paula Saldanha conversa com especialistas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e da PUC-GO, que desenvolvem pesquisas científicas no bioma. Além de comentar sobre os principais problemas e as soluções para a região, eles reiteram a importância da manutenção do equilíbrio do Cerrado para o Brasil e o mundo.
O bioma do Cerrado ocupa quase 24% do terrítório nacional e abrange oito estados do Brasil Central: Minas Gerais, Goiás, Tocantins, Bahia, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Piauí e Distrito Federal. Está localizado sobre um imenso reservatório de água, com a maior parte das nascentes de rios que abastecem três bacias hidrográficas da América do Sul: Amazônica, São Francisco e Prata.
Nos últimas sessenta anos, o bioma vem sendo constantemente ameaçado pela intervenção humana. Principalmente, pela criação extensiva de gado, dos desmatamentos e queimadas, da exploração de madeira, das monoculturas de soja e cana-de-açúcar e, naturalmente, do aquecimento global.
Apresentação: Paula Saldanha
Direção: Paula Saldanha, Roberto Werneck
Produção: Renata Barcellos
Imagens: Pedro S. Werneck, Tiago Almeida
Edição: Pedro S. Werneck
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.