Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Bumba-Meu-Boi do Maranhão

Uma viagem por um dos maiores marcos da cultura maranhense

Expedições -temporadas anteriores

No AR em 16/08/2012 - 10:30

Expedições - Bumba-Meu-Boi

A série Expedições apresenta uma das mais incríveis manifestações culturais do Brasil. A rica mistura de dança, folclore, música, religião e teatro, fez surgir o Bumba-Meu-Boi do Maranhão!

Paula Saldanha e Roberto Werneck documentam essa festa, que começa a ser preparada logo após o Carnaval, tem seu ápice durante os festejos juninos e, em alguns casos, só termina em outubro.

Nessa verdadeira viagem por um dos maiores marcos da cultura maranhense, Expedições revela que as centenas de grupos de Bumba-Meu-Boi espalhados pelo estado estão divididos em cinco ritmos, ou sotaques, como são conhecidos no estado.

O documentário explora, ainda, as muitas etapas dessa história. Conheça a lenda do Boi, que deu origem à festa, e descubra que o que parece pura brincadeira é, na verdade, fruto de muita preparação e ensaio. Do Batismo do novo Couro do Boi até a Matança, várias apresentações são feitas nos arraiais, nas comunidades e nas ruas da cidade de São Luís.

 

O brincante do Boi

A série também desvenda porque é tão importante que uma manifestação cultural receba o título de Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, concedido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).


Para esclarecer ainda mais essa tradição, Paula entrevista vários brincantes do Boi, além de Isaurina Nunes, antropóloga do Iphan, e Sérgio Ferreti, professor de Antropologia da Universidade Federal do Maranhão.


 




Apresentação Paula Saldanha.
Produção RW Cine.
Horário: 19h30

Reapresentação: sábado, 16h

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 11/10/2011 - 14:11 e atualizado em 22/08/2012 - 15:52

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí