Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Catástrofe na Região Serrana do Rio

Programa mostra as consequências do maior desastre natural e as

Expedições -temporadas anteriores

No AR em 22/02/2011 - 03:00

Expedicoes Meninos nas ruinas

Uma catástrofe de grandes proporções que atingiu, simultaneamente, na madrugada de 12 de janeiro de 2011, sete municípios da Região Serrana do Rio de Janeiro. Uma conjunção de fenômenos climáticos que formaram tempestades muito violentas, ao longo de mais de 120 quilômetros das mais altas montanhas da Serra do Mar, desde a Serra dos Órgãos até Três Picos. Como consequência, centenas de trombas d água provocaram milhares de deslizamentos de topos de montanhas, com pedras, florestas e lama aterrando os vales, destruindo casas e vidas.

O Expedições desta terça (22) esteve na região e vai revelar quais são as perspectivas para as cidades de Teresópolis e Friburgo, como também para as localidades rurais mais afetadas de toda a região, como Vale do Cuiabá (Itaipava), Lúcios-Bonsucesso e Vieira (Teresópolis), Conquista e Campo do Coelho (Friburgo). As estatísticas indicam praticamente 900 mortos, mais de 400 desaparecidos e mais de trinta mil pessoas, entre desabrigados e desalojados.

O programa vai mostrar a ação do Ministério Público para responsabilizar antigas prefeituras que incentivaram a ocupação de áreas de risco nas cidades, cobrando até IPTU, e contribuíram para a violenta explosão populacional desses paraísos da serra. E a mudança de critérios para a avaliação do que são, hoje, áreas de risco e a criação dos Parques Fluviais, nos vales destruídos, em um minuto, por tisunamis de pedras.

E mais: o choque na economia do chamado Cinturão Verde da Serra , que abastece de legumes e verduras o Rio de Janeiro. O baque na agricultura familiar, baseada no cultivo em pequenas propriedades rurais, é outro problema. Muitos agricultores perderam suas terras férteis.

Paula Saldanha traz depoimentos de especialistas sobre a catástrofe, considerada pela ONU como o maior desastre natural do país e oitavo pior deslizamento da história mundial. Fenômeno que vai mudar tudo o que se conhece hoje em termos de ocupação da Serra do Mar, não apenas no Rio, mas em vários estados do Brasil.
Reapresentação: sábado, às 16h.




Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 22/02/2011 - 19:17 e atualizado em 22/02/2011 - 19:17

Últimas

O que vem por aí