Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Expedições: Resultados que comprovam o rio Amazonas como maior do mundo.

Expedições -temporadas anteriores

No AR em 04/12/2008 - 19:06

O programa de segunda-feira (08/12), que vai ao ar a partir das 19h, apresenta os resultados das pesquisas feitas pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), sobre a medição comparativa do Amazonas e do rio Nilo. Paulo Martini, pesquisador do INPE, explica como foi feito o estudo do comprimento entre os dois rios. O resultado vai comprovar, na comunidade científica nacional e internacional, que o Amazonas é o último grande rio do planeta ainda não poluído.

O INPE é referência para a América Latina e para o mundo inteiro no tratamento de imagens de sensoriamento remoto obtidas por satélites em órbita da Terra. Martini e sua equipe usaram critérios iguais para a medição do Nilo e do Amazonas, adotando o canal mais longo na foz dos dois rios.

Através de um criterioso estudo comparativo, e utilizando tecnologia de ponta e interpretação de imagens de satélite, os pesquisadores do INPE revelaram: o Amazonas tem 6.992 quilômetros e é o mais longo rio do planeta, superando o Nilo em 140,09 km.

Essa medição só foi possível com a oficialização do local da nascente, conquistada com a Expedição Científica Brasileira e Peruana, organizada por Paula Saldanha, com financiamento da Petrobras e da RWCine.

O programa será reapresentado no sábado (13/12), às 14 horas.




Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 04/12/2008 - 22:06 e atualizado em 04/12/2008 - 22:06

Últimas

O que vem por aí